As Artes da Cena como conhecimento e pesquisa na escola

Autores

  • André Carreira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Biange Cabral Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC http://orcid.org/0000-0002-6655-0211

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021006

Palavras-chave:

P´ratica Criativa como Pesquisa, Arte Efêmera, Teatro na Escola

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre metodologia de pesquisa em artes cênicas, a partir da perspectiva da prática artística como objeto de pesquisa. Discute-se a investigação científica em artes cênicas, particularmente considerando possíveis diálogos com trabalhos desenvolvidos no espaço da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq). Área: Pedagogia do Teatro.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Argos Editora: Chapecó, 2009.

BARTHES, Roland. Las dos críticas. Barcelona: Seix Barral, 2003.

CABRAL, Biange. A prática como pesquisa na formação do professor de teatro. In: Anais ABRACE. III Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, 2003.

CABRAL, Biange. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: Anais ABRACE. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.

CARREIRA, André. Teatro y participación política. In: Revista Conjunto, n. 184. La Habana, 2017.

CARLSON, Marvin. The Haunted stage. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001.

DE MARINIS, Marco. Tener experiência en el arte - Hacia una revisión de las relaciones teoria/práctica en el marco de la nueva teatrología. In: La puesta en escena en

Latinoamérica: teoria y práctica teatral. Buenos Aires: Ed. Galerna/GETEA/CITI, 1997.

DURAN, Esther Suaréz. De la investigación sociológica al fenómeno teatral. La Habana, s/e, 1988.

DUVIGNAUD, Jean. Sociología del teatro. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1979.

EINSTEIN, Albert; INFIELD, Leopold. Evolution of Physics. New York: Simon & Schuster, 1967.

GREIMAS, Algirdas. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.

HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

O’NEILL, Cecily. Into the Labyrinth: theory and research in Drama. In: Researching Drama and Arts Education - paradigms and possibilities. Londres: Falmer Press, 1996.

PAVIS, Patrice. Que teorias para que puestas en escena. In: La puesta en escena en Latinoamérica: teoria y práctica teatral. Buenos Aires: Ed. Galerna/GETEA/CITI, 1997.

PEIRCE, Charles. Écrits sur le signe. Paris: Seuil, 1978.

READ, Herbert. Arte y alienación. Buenos Aires: Proyección, 1976.

SOARES, Carmela. Pedagogia do Jogo Teatral: uma poética do efêmero. São Paulo: Hucitec, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

CARREIRA, André; CABRAL, Biange; PEREIRA, Diego de Medeiros. As Artes da Cena como conhecimento e pesquisa na escola . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 06–23, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/20961. Acesso em: 20 nov. 2024.