A PERFORMANCE NA ESCOLA: EVIDENCIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Isabella Fernanda Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017014

Resumo

A Arte é um componente curricular da Educação Básica brasileira e seu ensino/aprendizagem contempla inúmeras expressões artísticas da Dança, do Teatro, das Artes Visuais e da Música. A performance é uma expressão artística muito relevante e recorrente na contemporaneidade e se insere nas lógicas das artes pública e conceitual, podendo ampliar a aproximação entre público e arte, assim como o cruzamento de diversas outras expressões contemporâneas. O ensino/aprendizagem da performance na escola é um desafio, pois evidencia diversas questões e problemas em relação a métodos de ensino/aprendizagem e organização escolar na atualidade. Pensar o corpo como suporte para a arte traz à tona inúmeras questões importantes para a arte contemporânea, questões que devem ser levadas para as aulas de Arte. Este artigo apresenta e discute algumas experiências com a performance no ensino/aprendizagem de Arte em uma escola pública. Essas práticas se relacionam diretamente com a poética do artista/professor e levantam questões sobre as tensões existentes entre arte e ensino/aprendizagem, como a arte se apresenta na escola e quais são suas possibilidades e limitações nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fernanda Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista/professora. Mestre em Artes (Universidade Federal de MInas Gerais). Especialista em Arte, Educação e NOvas Tecnologias (Universidade de Brasília). Graduação em Licencitura em Artes Visuais (Universidade Federal de Minas Gerais).

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BARBOSA, Ana Mae, CUNHA, Fernanda Pereira da (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cotez, 2010.

DEOUD, Fernando. Arte: Ambiência Estética, Imaginativa e Metafórica. Dissertação de Mestrado em Artes, EBA/UFMG, 2005.

GOLDBERD, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Martins Fontes: São Paulo, 2006.

FABIÃO, Elenora. Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, A. (Org.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009-a. p. 61-72.

NAZARETH, Paulo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultu-ra Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa425936/paulo-nazareth>. Acesso em: 30 jun. 2017. Verbete da Enciclopédia.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Fugindo da escola do passado: arte na vida. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 8, n. 2, p. 5 - 17. – mai./ago. 2015 ISSN 1983 – 7348. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.5902/1983734819862> Acesso em 15 set. 2017.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Novas territorialidades e identidades cultu-rais: o ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. In: Anais do 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas / Sheila Cabo Geraldo, Luiz Cláudio da Costa (organizadores). - Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/lucia_gouvea_pimentel.pdf> Acesso em 28 jun. 2015.

SILVEIRA, Regina. Politica e arte: ocupação de Regina Silveira. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/politica-e-arte-ocupacao-regina-silveira-2010> Acesso em 16 set. 2017.

THIESEN, Juares da Silva. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em revis-ta (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais). Belo Horizonte, 2011. vol. 27, n.1 – abril, 2011 .

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

SANTOS, Isabella Fernanda. A PERFORMANCE NA ESCOLA: EVIDENCIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 14–26, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10025. Acesso em: 20 nov. 2024.