A interação dialógica entre influenciadores digitais de moda e seguidores no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0014

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, moda, diálogo

Resumo

O texto explora a dinâmica do diálogo entre influenciadores digitais de moda e seguidores no Instagram, destacando a utilidade dessa relação no consumo de moda. Para os influenciadores, a interação é uma fonte de inspiração, evidenciada por feedbacks e engajamento dos seguidores. Os seguidores têm os influenciadores como referência de moda, especialmente em compras de moda acessível e réplicas, dada a disparidade econômica entre as classes brasileiras. A pesquisa, realizada por meio de netnografia, revela que o Instagram é a principal plataforma para essa interação, apesar de seus pontos fracos. Estratégias são implementadas para superar essas limitações, como o uso de outras plataformas, clubes de leitura e encontros presenciais. Para os influenciadores menores, o Instagram se assemelha a uma ferramenta de marketing de relacionamento, enquanto para os mega influenciadores é percebido como uma versão atualizada da televisão. O artigo chama a atenção para a importância de as marcas valorizarem influenciadores que saibam estabelecer diálogo com seus seguidores, uma vez que o diálogo é uma força vital na criação de significado e coesão na sociedade globalizada, e nem todos os influenciadores conseguem realizá-lo adequadamente.

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

SILVA, Lair Barroso Arraes Rocha; PALAVECINI, Andressa Carla; PÉPECE, Olga Maria Coutinho. A interação dialógica entre influenciadores digitais de moda e seguidores no Instagram. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24922. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Variata