Resistência e criação: arte e moda em Fernanda Yamamoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0011

Palavras-chave:

resistência, arte, Fernanda Yamamoto

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender de que modo se conectam criação e resistência na produção de Fernanda Yamamoto, estilista brasileira reconhecida nacional e internacionalmente, voltada para a edição n.52 do São Paulo Fashion Week, ocorrida em novembro de 2021. O processo de produção de informações para a pesquisa resultou da imersão no ateliê da artista no período que antecedeu ao desfile, e foram registradas em diário de campo. As discussõessobre o sistema hipermoda tecidas por Gilles Lipovetsky, somadas às ideias da arquitetônica da criação artística de Mikhail Bakhtin, dentre outras contribuições, fundamentam as análises que entretecem a criação de Fernanda Yamamoto com o campo da moda e o campo artístico. Os modos de criar, fazer e mostrar uma coleção marcam o posicionamento ético-estético-político da artista e sua equipe em relação à participação na semana internacional de moda de São Paulo e, numa perspectiva ampliada, ao grande contexto hipermoda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Mayuri Pellegrino Ogushi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019).

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. 

Referências

ANJOS, Moacir dos. Política da arte. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: A teoria do romance. 7 ed, São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

BARTHES, Roland. O sistema da moda. Lisboa: Edições 70; São Paulo: Martins Fontes, 1981.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2016. p. 179-212.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: M. Fontes, 2009.

ELLE. Os tênis digitais da Gucci e o mercado NFT. Disponível em: https://elle.com.br/podcast/os-tenis-digitais-da-gucci-e-o-mercado-nft. Acesso em: 06 jun. 2021.

JOBIM E SOUZA, Solange; ALBUQUERQUE, Elaine Deccache Porto e. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, v. 2, n. 7, p. 109-122, dez. 2012.

ISTO É. Para turbinar vendas online, C&A vai criar coleções de roupas em até 24 horas. Disponível em: www.istoedinheiro.com.br/para-turbinar-online-ca-vai-criar-colecoes-de-roupas-em-ate-24-horas/. Acesso em: set.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009. 347p.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 467p.

LIPOVETSKY, Gilles. Luxo eterno, luxo emocional. In: LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 11-86.

MACHADO, Jardel Pelissari; ZANELLA, Andrea Vieira. Bakhtin, Ciências Humanas e Psicologia: Diálogos sobre epistemologia e pesquisa. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 31, e166423, 2019.

MCROBBIE, Angela. British fashion design: Rag trade or image industry? Routledge, 2003.

OGUSHI, Milena Mayuri Pellegrino; ZANELLA, Andréa Vieira. Criatividade no campo da moda: o que artigos científicos têm a dizer sobre o tema? Temática, Paraíba, n. 8, p. 65-81, ago. 2022.

RIBEIRO, Jaqueline de Sá; SANTOS, Fabiano Vilaça dos. Do quimono à casaca: transformações e marcas identitárias no indumentário japonês. Transversos: Revista de História, Rio de Janeiro, n. 09, p. 265-279, abr. 2017.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1, 2018.

ROUX, Elyette. Tempo do luxo, tempo das marcas. In: LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 87-172.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artistica. 5. ed. São Paulo: Annablume, 2011.

SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda. Portugal: Edições Texto e Grafia, 2014.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 255 p.

VALLE, Ana Maria do; GONDAR, Jô. A redução ao gesto: mira schendel encontra walter benjamin. Fractal: Revista de Psicologia, [S.L.], v. 26, p. 645-658, 2014.

VALOR INVESTE. Dona da Louis Vuitton vê receita aumentar 48% e atinge US$ 51 bilhões em 2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2021/10/12/dona-da-louis-vuitton-ve-receita-aumentar-48percent-e-atinge-us-51-bilhoes-em-2021.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2022.

VEJASP. Riachuelo vende 2.000 peças em quarenta minutos. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/terraco-paulistano/riachuelo-vende-2-000-pecas-em-quarenta-minutos/. Acesso em: 10 mar. 2022.

VIGOTSKI, LEV S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

VOGUE. Ingressos SPFW: confira tudo sobre a compra e venda. Disponível em: vogue.globo.com/moda/noticia/2022/11/ingressos-spfw-confira-tudo-sobre-a-compra-e-venda.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2022.

VOLONTÉ, Paolo. Social and Cultural Features of Fashion Design in Milan. Fashion Theory, [S.L.], v. 16, n. 4, p. 399-431, dez. 2012.

VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In:

VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 71-100.

Publicado

2023-11-01

Como Citar

OGUSHI, Milena Mayuri Pellegrino; ZANELLA, Andréa Vieira. Resistência e criação: arte e moda em Fernanda Yamamoto. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 01–27, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23061. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Variata