Economia Criativa de Moda em Santa Catarina: compreensões de um público alvo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x15362022197

Palavras-chave:

Economia Criativa, Moda, Vale do Itajaí

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa aplicada com estudantes dos primeiro e terceiro semestres do curso Técnico em Modelagem de uma instituição Federal de Santa Catarina, localizada no Vale do Itajaí, com o objetivo de perceber as suas compreensões sobre a Economia Criativa de Moda na região. O contato com os estudantes foi feito anteriormente por um dos autores, como docente da unidade curricular de Modelagem Manual do Vestuário e, percebido interesse dos estudantes em empreender negócios após a formação, foram compreendidos como possível público de ações de Economia Criativa. Informações sobre as percepções locais acerca da Economia Criativa de Moda são de interesse dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, e podem auxiliar na construção de políticas públicas para a região. A pesquisa ocorreu via questionário online com 35 estudantes. O método de análise utilizado foi análise de conteúdo de Bardin (2016), que permitiu observar a predominância do discurso do empreendedorismo, cujos impedimentos foram o investimento em tempo e dinheiro. A pesquisa revela a compreensão de Economia Criativa de Moda vinculada a feiras e ao artesanato, em detrimento das políticas de desenvolvimento industrial aplicadas na região.

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Biografia do Autor

Emanuella Scoz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Designer de Moda, Especialista em Negócios da Moda, Mestranda em educação, Professora e Pesquisadora.

Lauro Roberto Lostada, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Educação (UFSC), Especialista em Mídias na Educação (FURG), Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (FACVEST), Filósofo (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa Edumídia . dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7358330050350194

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

SCOZ, Emanuella; LOSTADA, Lauro Roberto. Economia Criativa de Moda em Santa Catarina: compreensões de um público alvo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 197–220, 2022. DOI: 10.5965/1982615x15362022197. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18006. Acesso em: 28 mar. 2024.

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