De qué género es tu ropa? Representaciones sociales y asignación de estereotipos de género a la ropa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18442025020

Palabras clave:

Representaciones Sociales, Género, Estereotipos

Resumen

El objetivo de este estudio fue comprender las representaciones sociales sobre la atribución de género a la ropa. Con este fin, se contó con uma muestra de 256 personas que respondieron el Teste de Asociación Libre de Palabras, con los términos inductivos “ropa masculina” y “ropa femenina”. Los datos se analizaron mediante
Análisis Prototípico, realizados en software Iramuteq. Los resultados indican para la ropa masculina palabras que denotan más practicidad, comodidad y sobriedad, mientras que para la ropa femenina, las palabras denotan más variabilidad de las piezas, así como enfocarse en la estética a través de colores e impresiones. Se concluye que las representaciones sociales, así como la asignación de estereotipos, en relación con el género de la ropa sigue basándose en una lógica binaria del género que indica formas de vestir y
comportarse para los individuos.

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Biografía del autor/a

Frederico Rafael Gomes de Sousa, Universidade de Fortaleza

Psicólogo e Designer de Moda. Mestre e Doutorando em Psicologia (Unifor) e bolsista Funcap, integra o Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (Lepes). Atua na clínica psicológica e como Consultor de Imagem e Estilo. Especialista em Psicologia Humanista Existencial. Foi bolsista de extensão tecnológica da Escola de Saúde Pública do Ceará e bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT/FEQ) pelo Laboratório de Pesquisa Interlocuções de Estudos Multidisciplinares sobre corpo, gênero e sexualidade (Unifor), além de ter sido Pibic (2012) e IEX (2013) CNPq pelo Laboratório Multiversos - corpo, gênero e sexualidade. Suas áreas de interesse são: corpo, gêneros, sexualidades, moda, estética, arte, resistências.

Luana Elayne Cunha de Souza, Centro Universitário de Brasília

É Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, com período de estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e professora da graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. É editora-associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (Qualis A1). É membro da Association for Psychological Science (APS). É membro da Associação para o Desenvolvimento da Psicologia Social (ADEPS). É membro do Grupo de Trabalho "A Psicologia Social e sua diversidade teórico-metodológica" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Psicologia Social (processos de exclusão social de diferentes minorias sociais; impactos da exclusão social em aspectos psicossociais da vida de indivíduos; legitimação das desigualdades sociais) e Avaliação Psicológica (desenvolvimento e validação de instrumentos psicológicos).

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Publicado

2025-01-01

Cómo citar

SOUSA, Frederico Rafael Gomes de; SOUZA, Luana Elayne Cunha de. De qué género es tu ropa? Representaciones sociales y asignación de estereotipos de género a la ropa. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 44, p. 20–63, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18442025020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/25990. Acesso em: 8 ene. 2025.