Moda y Semiótica: un análisis de portadas de la revista Vogue Brasil en tiempos de pandemia

Autores/as

  • Marcelino Gomes dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Juan dos Santos Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Poincyana Sonaly Bessa de Holanda Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Durval Muniz de Albuquerque Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x171432024257

Palabras clave:

Vogue Brasil, moda, semiótica

Resumen

Este artículo aborda un análisis semiótico de las portadas de la revista Vogue Brasil, lanzada en el primer año de la pandemia de Covid-19. El objetivo de este camino es analizar los significados que produjeron las portadas de la citada revista de moda en 2020, un período en el que el mundo fue testigo de los efectos más nocivos de la pandemia. Para realizar el análisis semiótico de las portadas se utilizaron medios digitales online. A partir de las fuentes encontradas se realizó un análisis semiótico de las portadas, estableciendo relaciones entre los significados producidos por las mismas y su conexión con el “espíritu de la época”, es decir, con el contexto histórico en el que fueron producidas. Como fundamento teórico, los análisis semióticos se sustentan en los estudios de Lúcia Santaella (1983; 2010) sobre Semiótica; en estudios de Joly (2012) y Kossoy (2019) sobre imagen y producción de significado, además de otras investigaciones que tomaron como objeto de análisis portadas de revistas, como el trabajo de Holanda (2017). Los resultados de la investigación apuntan a una postura discreta y sutil adoptada por Vogue Brasil frente a la pandemia de Covid-19, al movilizar en sus portadas elementos semióticos que hacen referencia directa a este problema de salud pública global, aunque el foco de esa revista no sea ser asuntos de esta naturaleza.

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Biografía del autor/a

Marcelino Gomes dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo realizado mobilidade acadêmica internacional na Faculdade de Letras (FLUC) da Universidade de Coimbra, em Portugal. É membro dos grupos de pesquisa "Corpus: Grupo de Pesquisa em História dos Corpos e das Sensibilidades" (UFRN/CNPq); "História dos Sertões" do CERES (UFRN/CNPq); e "Práticas Linguísticas Diferenciadas" (UFRN/CNPq) da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). É Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN/CERES, sob a orientação do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Atualmente, é aluno do curso de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). No alinhavar de suas pesquisas, costura temas como: moda, corpo, sexualidade, gênero, história, linguagem, discurso, sentido e produção de subjetividades. Desenvolve pesquisas no viés da História da Moda, sobre Teoria da Moda e temas afins.

Juan dos Santos Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em estudos da Linguagem na linha de pesquisa Estudo de Práticas discursivas do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Ppgel - UFRN) e mestre pela mesma instituição. Atua como professor substituto do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lecionando a disciplina de Língua Portuguesa para o ensino médio técnico-integrado, Semiótica para os cursos de design de moda e Leitura e produção de texto acadêmico para os cursos de licenciatura. Integra grupos de pesquisa e extensão na mesma instituição. Filiado ao GEBAK (Grupo de Estudos Bakhtinianos) tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos da linguagem a partir das reflexões do Círculo de Bakhtin, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros discursivos, literatura fânone, identidade, juventude e formação de leitores.

Poincyana Sonaly Bessa de Holanda, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma instituição de ensino. Atualmente, trabalha com Consultoria de Imagem e Estilo (pessoa física e jurídica) e como membro consultivo de Direito de Moda - OAB-RN.

Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1982). Mestre  em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós- Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Corpus: grupo de estudos e pesquisas em história dos corpos e das sensibilidades; faz parte do Histor: Núcleo de estudos de teoria da história e história da historiografia e do grupo de pesquisa em História dos Sertões. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade, biografia histórica, produção de subjetividades, história das sensibilidades, história dos corpos, das dores e dos sofrimentos. 

Citas

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Publicado

2024-07-01

Cómo citar

SANTOS, Marcelino Gomes dos; SILVA, Juan dos Santos; HOLANDA, Poincyana Sonaly Bessa de; MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. Moda y Semiótica: un análisis de portadas de la revista Vogue Brasil en tiempos de pandemia. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. N. 43, p. 257–309, 2024. DOI: 10.5965/1982615x171432024257. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24986. Acesso em: 22 nov. 2024.