Estudos de Tendências: contributo para uma abordagem de análise e gestão da cultura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018049

Palabras clave:

tendências, cultura, coolhunting, trendwatching, trendspotting

Resumen

O presente artigo pretende problematizar o desenvolvimento e o processo de consolidação dos Estudos de Tendências, enquanto área transversal com características transdisciplinares, que se desenvolveu em articulação com os conceitos e as práticas de áreas como os Estudos de Cultura. As várias perspetivas dos Estudos de Tendências e as suas diversas associações promovem um desenvolvimento disperso que se torna considerar e desconstruir, encontrando pontos em comum e práticas, ou perspetivas, distintas, com vista a uma maior coesão de conceitos e de metodologias. Neste sentido, importa apresentar um modelo de articulação para a identificação e a observação sistemáticas de tendências, no âmbito do estudo das mudanças ao nível da cultura e de mentalidades. Isto permite gerar um processo paralelo de análise cultural capaz de contribuir com as bases para a geração de soluções estratégicas para questões institucionais e sociais, numa nova abordagem ao nível da gestão da cultura.

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Biografía del autor/a

Nelson Pinheiro Gomes, University of Lisbon

Programa em Cultura e Comunicação da FLUL.

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

GOMES, Nelson Pinheiro; COHEN, Suzana Amarante de Mendonça; FLORES, Ana Marta M. Estudos de Tendências: contributo para uma abordagem de análise e gestão da cultura. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 049–112, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018049. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11824. Acesso em: 22 nov. 2024.