Ideologia, divisão capitalista do trabalho e papel social do designer: um estudo sobre a produção de materialidade no design de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10192017040

Palavras-chave:

design de moda, materialidade, sociedade pós-industrial, capitalismo tardio, divisão do trabalho

Resumo

Visando debater acerca da divisão social do trabalho e de como ela se manifesta no Campo do Design de Moda, além do papel social do designer de moda na cadeia produtiva, o presente artigo apresenta duas noções antagônicas que visam explicar importantes transformações ocorridas na sociedade industrial na segunda metade do século XX: “sociedade pós-industrial” do autor Daniel Bell, e “capitalismo tardio” de Ernst Mandel. Cada uma dessas teorias provém de distintos posicionamentos ideológicos e tem impacto no Campo do Design, tanto no que diz respeito à produção teórica quanto à formação e às práticas profissionais dos designers. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, iniciamos o artigo com uma reflexão acerca da produção de materialidade e de imaterialidade no Design e, a seguir, confrontamos essas duas importantes correntes teóricas e as relacionamos a outras que entendemos ser decorrentes de uma delas – “fim do trabalho”, “design enquanto processo” – e a questões objetivas e concretas de um dos ramos do design em que a produção material e o enorme contingente de trabalhadores são inegáveis: o Campo da Moda. Entre essas questões estão a divisão social do trabalho e a propagação da noção mítica de criador individual, inclusive reproduzida pelo sistema de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Martins Contino, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Mestre em Design pela PUC-Rio, possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-graduação em Design de Moda pela Faculdade SENAI/CETIQT (2011). Trabalha na área de Moda desde 2003. Atualmente é docente nos cursos de graduação em Design de Moda e de pós-graduação em Design de Moda na Faculdade SENAI/CETIQT e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. Tem experiência em desenvolvimento de coleção e produto têxtil e em figurino.

Alberto Cipiniuk, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro


FotoPossui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Libre de Bruxelles (1990). Professor Associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: campo do design, design, historia social da arte, comunicação visual e representação social da imagem. Lider de grupo de pesquisa registrado no Diretório do CNPq.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking.Porto Alegre: Bookman, 2011.

ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT). Panorama do setor têxtil e de confecções. Brasília: ABIT, 2011. Disponível em <http://abit.org.br/abitonline/2011/06_07/apresentacao.pdf>. Acesso em 07 jan. 2016.

BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial.São Paulo: Cultrix, 1977.

BERGAMO, Alexandre. A experiência do status: roupa e moda na trama social. São Paulo: UNESP, 2007.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista:a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CARCANHOLO, Marcelo Dias; MEDEIROS, João Leonardo. Trabalho no capitalismo contemporâneo: pelo fim das teorias do fim do trabalho. Revista Outubro. Niterói: UFF, 2012. Disponível em: <http://www.revistaoutubro.com.br/edicoes/20/out20_08.pdf>. Acesso em 01/05/2016.

CIPINIUK, Alberto. Design: o livro dos porquês: o campo do Design compreendido como produção social. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: UNESP: Boitempo, 1997.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.

LUKÁCS, Georg. Sociologia.São Paulo: Ática, 1981.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

______. Introdução ao marxismo. Porto Alegre: Renascença, 2015.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil: Estimativas e tendências mundiais 2000 –2012. Genebra: Bureau Internacional do Trabalho, Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), 2013. Disponível em <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_norm/---ipec/documents/publication/wcms_221799.pdf>. Acesso em 01/12/2015.

______. Salarios y tiempo de trabajo en los sectores de los textiles, el vestido, el cuero y el calzado: documento temático para el debate en el Foro de diálogo mundial sobre los salarios y el tiempo de trabajo en los sectores de los textiles, el vestido y el calzado. Genebra: Departamento de Actividades Sectoriales, 2014. Disponível em: <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_dialogue/---sector/documents/publication/wcms_300643.pdf>. Acesso em 01/12/2015.

SIEGLE, Lucy.To die for: is fashion wearing out the world? Londres: Fourth Estate, 2011.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

CONTINO, Joana Martins; CIPINIUK, Alberto. Ideologia, divisão capitalista do trabalho e papel social do designer: um estudo sobre a produção de materialidade no design de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 040–053, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10192017040. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/8813. Acesso em: 28 mar. 2024.