A Construção Simbólica na Gestão da Marca Havaianas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x11222018381Palavras-chave:
branding de moda, economia simbólica, designResumo
Considera-se a contemporaneidade como a era das marcas, na qual é onipresente e onipotente. O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o lugar social da marca na contemporaneidade, configurado nas esferas sociais e culturais, a fim de identificar a ocorrência do processo de valorização de sua imagem. O capital simbólico eleva o capital econômico e cria uma relação de identidade com seus clientes. O massivo investimento em comunicação nos diversos meios faz com que haja inculcação da marca nas mentes e a inclui no habitus da sociedade. Apresenta-se o estudo de caso da gestão da marca Havaianas que conseguiu transformar em duas décadas o seu valor simbólico de popular a cultuado por todas as classes sociais. Como resultado, a marca gera a identidade, estabilidade, sacia desejos e une os grupos sociais.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BOURDIEU, P. A Produção da crença – contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2006.
BOURDIEU, P. A Distinção – crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.
GOMES, F. R. Difusão de Inovações, Estratégia e a Inovação: o Modelo D.E.I. aplicado ao Caso Havaianas. Disponível em: <http://knol.google.com/k/o-caso-sandálias-havaianas#>. Acesso em: 26 jul. 2010.
HEILBRUNN, B. A logomarca. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002.
HSM Management. Havaianas com o mundo a seus pés. Edição 48 . Jan- Fev 2005. Disponível em: <http://www.mctres.com.br/mc3/conteudo/Havaianascomomundoaoseuspes.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2011.
LIPOVETSKY, G; ROUX, E. O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MARIE CLAIRE. Havaianas e Jóias. Edição 10. Novembro 2010.
SEMPRINI, A. A marca pós-moderna. Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago 2002, nº 20, p.60-70.
VEJA ON LINE. Legitimamente fashion. <http://veja.abril.com.br/especiais/estilo_moda/p_058.html>.
VEJA ON LINE. Os chinelos foram só o começo. <http://veja.abril.com.br/240310/chinelos-foram-comeco-p-102.shtml>
HAVAIANAS. Site Oficial – história da marca. Disponível em: <http://br.havaianas.com/pt-BR/about-havaianas/history/#>. Acesso em: 20 jun. 2010.
HAVAIANAS E O LANÇAMENTO DE GALOCHAS. Disponível em: <http://www.mariavitrine.com.br/2011/04/havaianas-lanca-colecao-de-galochas-na.html>. Acesso em: 30 mai. 2011.
HAVAIANAS E O OSCAR 2003. Comentários de Carlos Merigo. Disponível em: <http://www.brainstorm9.com.br/diversos/alpargatas-distribuira-havaianas-na-festa-do-oscar/>. Acesso em: 20 mai. 2011.
HAVAIANAS E O OSCAR 2007. <http://www.bemresolvida.com.br/?tag=havaianas&paged=5> Acesso em: 30 mai. 2011.
WOLFF, J. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
YIN, R. K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Gabriela Botelho Mager
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.