Imaginário, forma e expressão: as vitrinas de moda e os entrelaçamentos entre consumo, estilo e sensibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17412024170

Palavras-chave:

vitrinas, sensibilidade, consumo

Resumo

O estudo tem por objetivo compreender os mecanismos por meio dos quais as vitrinas afetam e estabelecem diálogos com a dimensão estilizante dos sujeitos. A vitrina é um dispositivo poético presente na vida urbana, capaz de catalisar as emoções em direção ao consumo e à realização de desejos. O artigo aponta a experiência sensível/perceptiva do espectador e as reconfigurações da narratividade, destaca a vitrina como unidade emancipada portadora de um mundo próprio, apta a manter uma relação dialógica com os espectadores e as sociabilidades e assinala a dimensão de artisticidade que se presentifica na atmosfera da cultura do consumo e do estilo. A pesquisa básica, exploratória e qualitativa apoia-se conceitualmente em uma abordagem estética e fenomenológica, fundamentada em Paul Ricoeur (1986); Maurice Merleau-Ponty (1994); Georg Simmel (2016;2009;2013) e Walter Benjamin (2009). Como resultado, destaca-se o modo como as dinâmicas que se presentificam na experiência estética são tecidas nos fluxos das sociabilidades, cujo entrelaçamento mostra-se indissociável entre as emoções, o consumo, a comunicabilidade, a história e a cultura.

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Biografia do Autor

Etevaldo Cruz, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Com estudos concentrados na linha de Cultura e Arte, onde pesquisa a obra do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário.. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPQ na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutor Cultura e Sociedade – UFBA, com tese defendida sob o titulo: TÃO ÓBVIO QUE CEGA: DAS DINÂMICAS GESTUAIS ENTRE O MATERIAL, O ATITUDINAL E A PRESENÇA EM ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO. Atualmente docente vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, nas disciplinas de Filosofia I, II, II, Filosofia da Ciência e Epistemologia das Ciências.

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo - 1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-doutorados em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne (2011) e em Comunicação e Artes/ Estudos da Cultura pela Universidade de Beira Interior (2021). Atualmente é professora titular, ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação, Estética da Comunicação, Comunicação, Cultura e Arte e Jornalismo de Moda. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Atuou como vice-presidente do evento científico Colóquio de Moda (2018-2019), bem como faz parte do seu Comitê Científico.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

CRUZ, Etevaldo; CIDREIRA, Renata Pitombo. Imaginário, forma e expressão: as vitrinas de moda e os entrelaçamentos entre consumo, estilo e sensibilidade. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 170–230, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17412024170. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24169. Acesso em: 4 nov. 2024.

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