Imaginário, forma e expressão: as vitrinas de moda e os entrelaçamentos entre consumo, estilo e sensibilidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x17412024170Palavras-chave:
vitrinas, sensibilidade, consumoResumo
O estudo tem por objetivo compreender os mecanismos por meio dos quais as vitrinas afetam e estabelecem diálogos com a dimensão estilizante dos sujeitos. A vitrina é um dispositivo poético presente na vida urbana, capaz de catalisar as emoções em direção ao consumo e à realização de desejos. O artigo aponta a experiência sensível/perceptiva do espectador e as reconfigurações da narratividade, destaca a vitrina como unidade emancipada portadora de um mundo próprio, apta a manter uma relação dialógica com os espectadores e as sociabilidades e assinala a dimensão de artisticidade que se presentifica na atmosfera da cultura do consumo e do estilo. A pesquisa básica, exploratória e qualitativa apoia-se conceitualmente em uma abordagem estética e fenomenológica, fundamentada em Paul Ricoeur (1986); Maurice Merleau-Ponty (1994); Georg Simmel (2016;2009;2013) e Walter Benjamin (2009). Como resultado, destaca-se o modo como as dinâmicas que se presentificam na experiência estética são tecidas nos fluxos das sociabilidades, cujo entrelaçamento mostra-se indissociável entre as emoções, o consumo, a comunicabilidade, a história e a cultura.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda. São Paulo: Annablume, 2005.
CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: construção de encenações. 2ª ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: EDUC, 2001.
DEMETRESCO, S. Vitrina: construção de encenações. 3ª ed. São Paulo: Senac: EDUC, 2007.
DUARTE, Syomara. Vitrinas: expondo e revendo conceitos. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
FEATHERSTONE, MIKE; SIMÕES, Julio Assis (Trad.). Cultura de consumo e pós modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
MAIER, H.; DEMETRESCO, S. (Org.). Vitrinas entre_vistas: merchandising visual. São Paulo: Senac, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RICOEUR, Paul. Mundo do texto e mundo do leitor. In: Tempo e narrativa. Tomo III. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas, SP: Papirus, 1997, p. 273-314.
RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Paris: Seuil, 1986.
SACKRIDER, Françoise; GUIDÉ, Gwenola; HERVÉ, Dominique. Entre vitrinas: distribuição e visual merchadising na moda. Tradução de Ana Luiza Ramazzina e Regina Carrara. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SANTOS, Rogelio dos Francisco. Fantasmagoria: a chave para compreensão da modernidade em Walter Benjamin. Gewebe - cadernos do grupo de pesquisa Walter Benjamin e a filosofia contemporânea. v.17, n.17, p.77-93, julho a dezembro. 2016. Acesso em: 21 jul. 2023.
SIMMEL, Georg. Sobre as exposições de arte. In: BUENO, Arthur (org.). O Conflito da Cultura Moderna e outros escritos. Tradução: Laura Rivas Gagliardi. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.
SIMMEL, Georg. O Problema do Estilo. In: VILLAS BÔAS, Glaucia; OELZE, Berthold (org.). Georg Simmel arte e vida: ensaios de estética sociológica. Tradução: Markus André Hediger. São Paulo: Hucitec, 2016.
SOUZA, Tálisson Melo de. Arte e cidade comprimidas: a exposição como símbolo da modernidade em Georg Simmel. Norus – novos rumos sociológicos. v5, n.7, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/10716/0. Acesso em: 20 jul. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Etevaldo Cruz, Renata Pitombo Cidreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.