A investigação sobre as tendências socioculturais e de consumo como uma nova perspectiva metodológica para a profissão publicitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021010

Palavras-chave:

consumo, inovação, publicidade, estratégia de comunicação, tendência

Resumo

Desde a década de 1980, o interesse investigativo e os avanços no campo das tendências socioculturais e de consumo vêm crescendo em nível internacional. Mas, até o momento, não existe nem uma metodologia nem um corpo de técnicas de investigação estabelecidas para tal atividade. É por essa razão que defendemos o estabelecimento e o consenso de uma metodologia juntamente com um conjunto de técnicas investigativas bem estruturadas para o desenvolvimento de pesquisas de tendências. Este artigo apresenta a análise de conteúdo e, posteriormente, um estudo comparativo dos métodos e técnicas utilizados até hoje pelos principais observatórios de tendências brasileiras e espanholas. É também um estudo dos setores de consumo na qual tal atividade é desenvolvida e das disciplinas que a servem. Estudo que estamos começando a estender a EE. UU, Reino Unido, França, Itália e Japão. 

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

LÓPEZ VILAR, María; HELLÍN ORTUÑO, Pedro A. A investigação sobre as tendências socioculturais e de consumo como uma nova perspectiva metodológica para a profissão publicitária. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 10–29, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/19959. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Variata