A investigação sobre as tendências socioculturais e de consumo como uma nova perspectiva metodológica para a profissão publicitária
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14322021010Palavras-chave:
consumo, inovação, publicidade, estratégia de comunicação, tendênciaResumo
Desde a década de 1980, o interesse investigativo e os avanços no campo das tendências socioculturais e de consumo vêm crescendo em nível internacional. Mas, até o momento, não existe nem uma metodologia nem um corpo de técnicas de investigação estabelecidas para tal atividade. É por essa razão que defendemos o estabelecimento e o consenso de uma metodologia juntamente com um conjunto de técnicas investigativas bem estruturadas para o desenvolvimento de pesquisas de tendências. Este artigo apresenta a análise de conteúdo e, posteriormente, um estudo comparativo dos métodos e técnicas utilizados até hoje pelos principais observatórios de tendências brasileiras e espanholas. É também um estudo dos setores de consumo na qual tal atividade é desenvolvida e das disciplinas que a servem. Estudo que estamos começando a estender a EE. UU, Reino Unido, França, Itália e Japão.
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