Design de serviço e moda: relações para o desenvolvimento de plataformas colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14342021111Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, inovação, economia criativaResumo
O impacto gerado pelo consumo excessivo trouxe, não apenas ao meio ambiente, mas também à sociedade e economia, consequências que questionam a longevidade da espécie humana. Em busca de soluções para tríade da sustentabilidade, percebe-se movimentos pelo mundo, e mais recentemente no Brasil, instigados pelo contexto contemporâneo de inovação e tecnologia, com reflexos para mudança de comportamento do consumidor, de processos produtivos das organizações e, inclusive, de legislação. Na moda, que careceu de identidade nacional por muitas décadas, verifica-se o surgimento de plataformas colaborativas de serviços que são disruptivas para o setor. Assim, objetiva-se compreender a relação do design de serviço no desenvolvimento de plataformas colaborativas para o setor da moda brasileira. Para tanto, procede-se à pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa e, como método de levantamento de dados, a revisão narrativa de literatura. Desse modo, observa-se a potencialidade do mercado de moda brasileiro para inovação, quando abordado pelo design de serviço.
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