A prática docente no Currículo Cultural: as representações pedagógicas da ressignificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024333

Palavras-chave:

educação física, currículo, currículo cultural, ressignificação

Resumo

Nas duas últimas décadas, ganhou espaço na área da Educação Física a perspectiva do Currículo Cultural. Este objetiva permitir aos sujeitos da educação uma leitura crítica dos modos de regulação das práticas corporais, a fim de possibilitar a produção de outras formas de dizê-las, fazê-las, assim como aos sujeitos perceberem a si mesmos nessa seara. Tencionamos neste artigo discutir a ressignificação, um dos encaminhamentos didático-metodológicos do Currículo Cultural de Educação Física. Para tanto, nos apoiamos na teorização do Currículo Cultural, nas noções conceituais de resistência e contraconduta, formuladas por Michel Foucault e de representação, apresentada por Stuart Hall para a análise do modo como os docentes descrevem a ressignificação em relatos de prática. Os dados empíricos foram submetidos à análise cultural. Os resultados indicaram que a ressignificação emergiu nas ações pedagógicas em três diferentes esferas discursivas, sendo: na produção de novas gestualidades, nas adaptações diversas às estruturas das práticas corporais e na produção de significados que resultaram na desconstrução das identidades normatizadas e, por conseguinte, na afirmação e potencialização da diferença a partir das resistências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welington Santana Silva Júnior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, na área de Formação de Professores e Práticas educativas. Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Educação Física e Sociedade. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba FEFISO/ACM - Sorocaba. Bacharel em Educação Física pela Faculdade Metropolitana de Campinas. Graduado em Educação Física pela Faculdade Uirapuru. Atualmente é membro do Grupo de Estudo Des-mutação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Membro do Grupo de Estudo Transgressão (GT) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Estudo Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP. Atualmente é professor de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Sorocaba. Ênfase na área de estudos em Currículo, Currículo Cultural e Educação Física escolar.

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP; com Pós- doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre - FEFISA. É líder do Transgressão: grupo aberto de estudos, pesquisas e práticas de Educação Física escolar; Co-líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FE-USP/CNPq. Membro do Laboratório MARGEM - FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Pesquisas Educação do Corpo - FEF/Unicamp. Atua nos seguintes temas: educação física escolar; didática; metodologia de Educação Física; currículo; formação de professor; estudos culturais; estudos foucaultianos.

Referências

BONETTO, Pedro Xavier Russo. Muay thai: um relato de ressignificações. 2013. Relato de experiência – EMEF Júlio Mesquita, São Paulo, 2013.

BONETTO, Pedro Xavier Russo. Futebol e a Copa do Mundo: toda análise (pós)crítica é bem-vinda. 2018. Relato de experiência – EMEF Olavo Pezzotti, São Paulo, 2018.

COSTA, Marisa Vorraber. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI. Educar, Curitiba, n. 37, p. 129-152, maio/ago. 2010.

DUARTE, Leonardo de Carvalho; NEIRA, Marcos Garcia. Currículo cultural da Educação Física: a produção de uma pedagogia engajada. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 8, p. 282-300, mar. 2020.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos V: ética, política, sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 264-287.

FOUCAULT, Michel. Aula de 7 de janeiro de 1976. In: FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975 – 1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 3-26.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Técnicas de si. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 264-296.

HALL, Stuart. A questão multicultural. In: DA DIÁSPORA: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representações da Unesco no Brasil, 2003. 50-100.

HALL, Stuart. O papel da representação. In: CULTURA E REPRESENTAÇÃO. Rio de Janeiro: Ed. PUC - Rio: Apicuri, 2016. p. 31-53.

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Nossas brincadeiras. 2007. Relato de experiência – EE Alcides da Costa Vidigal, São Paulo, 2007.

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Como as práticas corporais permeiam os espaços escolares e o cotidiano dos estudantes da EJA? o golfe adentra a escola. 2017. Relato de experiência – CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano, São Paulo, 2017.

NEIRA, Marcas Garcia. Educação física: a reflexão e a prática do ensino. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846, abr./jun. 2020.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Praticando estudos culturais na educação física. São Caetano do Sul: Yendis, 2009a.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte Editora, 2009b.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. As possibilidades de emergência do currículo cultural da educação física: contribuições do Grupo de Pesquisas em educação Física escolar da FEUSP (GPEF). In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira (orgs.) Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 281-300.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da educação física. In. LARA, Larissa.; ATHAYDE, Pedro; BOSSLE, Fabiano (org.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE: educação física escolar. Natal: Edufrn, 2020. v. 5. p. 25-43.

NEVES, Marcos Ribeiro das. Todos podem fazer ginástica? 2008. Relato de experiência – Colégio Maxwell, São Paulo, 2008.

NEVES, Marcos Ribeiro das. O maracatu nas aulas de educação física: Exu, macumba e outras significações, o sangue de Jesus tem poder! 2017. Relato de experiência – CIEJA Campo Limpo, São Paulo, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

NUNES, Mário Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. Os estudos culturais e o ensino da educação física. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2016.

NUNES, Mário Luiz Ferrari. Afinal, o que queremos dizer com a expressão "diferença”? In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari (org.). Educação física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 13. p. 15-66.

NUNES, Mário Luiz Ferrari. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural da educação física. In: FERNANDES, Celina (org.). Ensino fundamental - planejamento da prática pedagógica: revelando desafios, tecendo ideias. São Paulo: Editora Appris, 2018. p. 77-115.

NUNES, Mário Luiz Ferrari; RUBIO, Kátia. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 55-77 jul./dez. 2008.

OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz de. Ameba, real, chinesa, baleado: protagonizando jogos de queimada. 2010. Relato de experiência – EMEF Raimundo Correia, São Paulo, 2010.

OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz de. Skate(s) na Educação Física escolar. 2012. Relato de experiência – EMEF Raimundo Correia, São Paulo, 2012.

OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz de. Quando a mulher continua sendo a “outra” na ginástica rítmica. 2016. Relato de experiência – EMEF Raimundo Correia, São Paulo, 2016.

SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes dos. A várzea chegando ao centro. 2013. Relato de experiência – E.E. Tenente Ariston de Oliveira, São Paulo, 2013.

SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes dos. Jogando com os deuses: Jogos Olímpicos Rio 2016 na cena escolar. 2016. Relato de experiência – EE Ariston Oliveira, São Paulo, 2016.

SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes dos. Navegando sobre as práticas com brinquedos. 2017. Relato de experiência – EMEF Maria Rita de Cássia Pinheiro Simões Braga, São Paulo, 2017.

SANTOS, Luiz Alberto dos. “A Pablo Vittar não é de Deus”: desconstruindo questões de identidade de gênero na dança pop. 2018. Relato de experiência – EMEF Raimundo Correia São Paulo, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade terminais: as transformações na política pedagógica e na pedagogia da política. Petrópolis : Editora Vozes, 1996. p. 137-199.

SOUZA, Leandro Rodrigo Santos de. Vamos soltar/empinar pipa? Na escola? 2012. Relato de experiência – EE Heidi Aves Lazzarini, São Paulo, 2012.

SOUZA, Leandro Rodrigo Santos de. Futebol de rua vai à escola. 2013. Relato de experiência – EE Heidi Alves Lazzarini, São Paulo, 2013.

SOUZA, Leandro Rodrigo Santos de. Futebol além das bananas. 2018. Relato de experiência – E. E. Heidi Alves Lazzarini, São Paulo, 2018.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mário Luiz Ferrari. A prática docente no Currículo Cultural: as representações pedagógicas da ressignificação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 333–357, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024333. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24259. Acesso em: 21 nov. 2024.