“Cápiti hujus antístitis”: salvaguarda de três mitras da Arquidiocese de Belém
DOI :
https://doi.org/10.5965/259446030912025e6430Mots-clés :
mitras, conservação de têxteis, patrimônio da amazôniaRésumé
Este estudo examina três mitras que integram o acervo da Catedral Metropolitana de Belém e pertenceram ao arcebispo Dom Alberto Gaudêncio Ramos, objetos de relevância histórica e religiosa significativas para a Igreja Católica na Amazônia. A problemática principal centra-se no estado de conservação dessas peças, agravada pelas condições ambientais adversas e práticas inadequadas de conservação. Nesse sentido, propõe-se uma análise interdisciplinar no campo da História, Teologia e conservação de acervos, com ênfase na importância da conservação preventiva para a proteção desses artefatos têxteis, tendo em vista suas condições atuais. As mitras, símbolos da dignidade episcopal, são descritas em termos de sua composição e estrutura, evidenciando a vulnerabilidade dos materiais utilizados em sua confecção. A conservação exige um diagnóstico detalhado que abrange a história dos têxteis, os materiais empregados e as condições de armazenamento. O estudo também enfatiza a necessidade de documentar e organizar o espaço no qual as mitras estão guardadas, propondo ações imediatas de preservação, como a utilização de materiais inertes e técnicas de higienização controladas. Com a musealização das mitras e a criação de um pequeno museu na Catedral de Belém, é imprescindível expandir as iniciativas de salvaguarda para garantir a proteção de longo prazo e reafirmar o profundo significado histórico, litúrgico e cultural que essas mitras têm para a Igreja e a cultura católica amazônica.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BOXER, Charles. O Império Marítimo Português: 1415-1825. Lisboa: Edições 70, 2014.
BURKE, Peter. A fabricação do rei – a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
CÁRCEL, Ricardo García; ORTA, Josep Palau I. Reforma y Contrarreforma católicas. In: SOTOMAYOR, Manuel; UBIÑA, José Fernández. Historia del Cristianismo. El Mundo Moderno. v. 1. Madrid: Editorial Trotta, Universidad de Granada, 2006. p. 187-226.
DORNAS FILHO, João. O Padroado e a Igreja Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.
GLOVER, Jean M. Conservation and Storage: textiles. In: THOMPSON, John M.A. Manual of Curatorship: A Guide to Museum Practice, 2nd ed. Oxford: Butterworth- Heinemann Ltd., 1992. p. 302-339.
GUICHEN, Gaël de. La conservation préventive: un changement profond de mentalité, Cahiers d’étude. ICOM-CC 1, 1995. p. 4-6.
HEINZ-MOHR, Gerd. Dicionário dos símbolos: Imagens e sinais da arte cristã. São Paulo: Paulus, 1994.
MALDONADO, Luis; FERNÁNDEZ, Pedro. La celebración litúrgica: fenomenología y teología de la celebración. In: BOROBIO, Dionisio (org.). La celebración en la Iglesia: I. Liturgia y sacramentología fundamental. Salamanca: Ediciones Síguime, 2006. pp. 205-357.
MATA, Possidônio da. A Igreja Católica na Amazônia na atualidade. In: MACIEL, Elisângela (org.). História da Igreja na Amazônia. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: CEHILA, 2024.
MICHALSKI, Stefan (ed.). Manual de gestión de riesgos de colecciones (2009), ICCROM-UNESCO. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001862/186240S.pdf. Acesso em: 11 nov. 2024.
PACI, Sara Piccolo. História das vestes Litúrgicas: forma, imagem e função. São Paulo: Edições Loyola, 2021.
RAMOS, Alberto Gaudêncio. Cronologia eclesiástica do Pará. Belém: Falângola, 1985.
RAMOS, José Pereira Ramos. Dom Alberto: o pastor da Amazônia. Belém: FCPTN, 2006.
REUS, João Batista. Curso de Liturgia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1944.
SÁ, Isabel dos Guimarães. Estruturas eclesiásticas e acção religiosa. In: BETHENCOURT, Francisco’ CURTO, Diogo Ramada (dir.). A expansão marítima portuguesa, 1400-1800. Lisboa: Edições 70, 2010.
SHOBERL, Frederic. The Language of Flowers; with illustrative poetry, to which is now first added, the calendar of flowers. Philadelphia: Lea and Blanchard; American ed., [1835] 1839.
SHLEY-SMITH, Jonathan. Risk Assessment for Object Conservation. London: Elsevier Publishers, 1999.
TÍMAR-BALÁZSY, Ágnes; EASTOP, Dinah. Materiais de Armazenamento e exposição. In: MENDES, Marylka (org.). Conservação: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2011.
THOMSON, Gary. Museum Environment. Butterworth-Heinemann: Cornwall, 1986.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Idanise Sant'Ana Azevedo Hamoy, João Antônio Fonseca Lacerda Lima 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

