Entre a Tradição e a Criação: Releituras de Trajes Germânicos no Ensino de Design de Moda

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944631012026e7731

Parole chiave:

Metodologias ativas, Desenvolvimento de produtos, Trajes típicos germânicos, Design de Moda

Abstract

O presente trabalho objetivou descrever o processo de criação, desenvolvimento e apresentação de releituras baseadas nos trajes típicos utilizados por grupos folclóricos germânicos da região do Médio Vale do Itajaí a partir da aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). O projeto foi desenvolvido pela terceira fase do curso de Design de Moda do UniSENAI - Centro Universitário Santa Catarina, campus Blumenau e teve quatro importantes etapas:  inicialmente, analisou-se as peças e realizou-se um estudo histórico dos hábitos e costumes dos habitantes das regiões originárias das peças estudadas e criação das releituras; na segunda etapa foi realizado o processo criativo, em que foram aplicadas técnicas de criatividade com supervisão dos professores e após a triagem e refinamento das ideias, ficou escolhido um croqui para prototipação;  na terceira etapa foram modeladas e confeccionadas as peças; e, por fim, na quarta etapa apresentou-se as releituras na forma de um desfile de moda, oportunizado e gerenciado pela organização do evento TANZ, festival de danças folclóricas alemãs, ocorrido em Pomerode/SC no dia 25 de julho de 2024. O estudo em questão teve como resultados esperados o fomento da ampliação do repertório etnocultural dos estudantes, a valorização e a preservação da história regional, bem como consolidou a ligação entre a academia e o universo cultural e artístico, que se faz tão importante no repertório criativo dos futuros designers. Contudo, podemos destacar a efetivação da aplicação da ABP no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, pois a Aprendizagem Baseada em Projetos, visa estabelecer uma conexão entre a prática e a teoria.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Egéria Schaefer, UniSENAI - Centro universitário Senai Santa Catarina

Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí com um projeto voltado à ergonomia de vestimentas profissionais tendo como estudo de caso um hotel Resort; Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina com uma pesquisa voltada para uma investigação sobre métodos de modelagem utilizados por micro e pequenas indústrias do setor do vestuário na região da Grande Florianópolis; Graduada em Administração pela UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense, apresentou relatório de estágio conclusivo desenvolvido na área de Adm. De Produção no setor de vestuário. Atua como docente na UNIVALI e consultora na área de Criação e Produção de Moda, Ergonomia, Vestuário, Modelagem e Projetos em Design de Moda. Desde 2022 atua como docente do curso de Design de Moda UniSenai campus Blumenau.

Thaissa Schneider, UniSENAI - Centro universitário Senai Santa Catarina

Possui mestrado em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013), MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (2017), especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativas pela UNIFEBE (2024), especialização em Fotografia pela UNIARA (2021) e especialização em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005) e graduação em Moda - Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2002). É professora no curso de Design de Moda da Unifebe, em Brusque SC e do Centro Universitário SENAI Blumenau, atuando também no curso de Design de Moda. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Design, Moda e Humanidades - UNIFEBE e no Grupo de Pesquisa TECER - UniSENAI SC.

Cristiani Maximiliano, UniSENAI - Centro universitário Senai Santa Catarina

Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI (2007). Especialista em Moda: Desenvolvimento, Criação e Comunicação, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2013). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pelo Senai- CETIQT (2014). Especialização em Arquitetura Comercial e Visual Merchandising, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2023). Mestre em Design, na UNIVILE (2019).Coordenadora e docente no curso de Graduação em Design e Moda do UniSENAI (Blumenau). Também docente para os cursos dos programas da Aprendizagem Industrial, Cursos Técnicos, e Qualificação no SENAI (Blumenau).Docente na instituição UNIASSELVI para os cursos EAD de graduação das áreas do Design (Moda, Gráfico, Animações, Interiores, Produto, Design Digital e User Experience (UX). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Tecer (UniSENAI - Blumenau)

Riferimenti bibliografici

BENDER, William N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

BURKERT, Karin. Public Folklore? German Fastnacht and Knowledge Production between Application, Participation, and Intervention. Journal of Folklore Research, Vol. 58, No. 2, 2021. DOI: 10.2979/jfolkrese.58.2.04

CAMARGO, Fausto. Desenvolvimento de competências por meio de estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa. In: DEBAULD, Blasius. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro (trad.). 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina. 2015.

LEITE, Joice Lopes. Práticas interdisciplinares: tecnologias, inovação e aprendizado. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Interdisciplinaridade e metodologias ativas: como fazer? São Paulo: Cortez Editora, 2023.

LEVENTON, Melissa (org). História Ilustrada do Vestuário: um estudo da indumentária do Egito antigo ao final do século XIX, com ilustração dos mestres Auguste Racinet e Friedrich Hotternroth. São Paulo: Publifolha, 2013.

LIMA, Maurícia Cristina de; CLAPIS, Maria José. Estudantes aprendem fazendo com significado. In: DEBAULD, Blasius. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

NICOLINI, Cristiano; FELIPPI, Ângela Cristina Trevisan. Identidade territorial nas festividades germânicas no sul do Brasil. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 20, nº 1, p. -, jan./abr. 2015. DOI: 10.17058/redes.v20i1.4039.

RÖLKE, Helmar. Raízes da Imigração Alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo – Vitória (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016.

VOIGT, Lucas. Etnografando “casas” de folclore: relações entre configurações do espaço e os sentidos da prática do folclore “alemão” no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA | Vol 08, No. 20 | Set-Dez/2020 | p. 224-247.

VOLPI, Maria Cristina. Estilo Urbano: modos de vestir na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.

Pubblicato

2026-02-01

Come citare

SCHAEFER, Egéria; SCHNEIDER, Thaissa; MAXIMILIANO, Cristiani. Entre a Tradição e a Criação: Releituras de Trajes Germânicos no Ensino de Design de Moda . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–27, 2026. DOI: 10.5965/25944631012026e7731. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27731. Acesso em: 2 feb. 2026.

Fascicolo

Sezione

Aberturas Transversais