Horror, Halloween e la collezione primavera/estate di MOSCHINO + la narrativa del mostro della moda resort 2020

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2254

Parole chiave:

Horror, Moda, Narrativa de Moda

Abstract

A presente pesquisa busca compreender a narrativa de moda criada por Jeremy Scott para a coleção de primavera/verão + resort da irreverente e divertida grife MOSCHINO, e as implicações e mensagens nela presentes através do acionamento da ideologia do horror, proposta por Barry Grant (2010), que a permeia. Ainda, são acionados os filmes de terror e a celebração do halloween, juntamente com suas dinâmicas e status de cultura pop, que envolvem o espectador em uma experiência imersiva. Esses elementos dão suporte à análise do desfile, desde sua ambientação às peças apresentadas pelo designer Jeremy Scott. Ao final, é apresentada uma leitura da narrativa de moda analisada que compreende da MOSCHINO no mundo da moda enquanto uma grife criativa, lúdica, dotada de potencial subversivo que acena tanto à realidades socioculturais quanto à cultura pop.

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Biografia autore

Stella Mendonça Caetano, Unversidade do Vale dos Sinos

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS; Lattes: http://lattes.cnpq.br/6683371595996160; e-mail: stella.mcaetano@gmail.com.

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Pubblicato

2022-09-09

Come citare

CAETANO, Stella Mendonça. Horror, Halloween e la collezione primavera/estate di MOSCHINO + la narrativa del mostro della moda resort 2020. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1–14, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2254. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22254. Acesso em: 24 nov. 2024.