Discursividades sobre moda agênero em Vogue Brasil no ano de 2020

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e0144

Parole chiave:

Análise de discurso, Vogue Brasil, Moda Agênero

Abstract

O artigo busca investigar, por meio do método da análise de discurso de linha francesa, o modo como é feita a abordagem discursiva sobre moda agênero na revista Vogue Brasil, considerando-se, para isso, as edições veiculadas no período de janeiro a junho de 2020, nas quais se encontram cinco abordagens sobre o tema, distribuídas em três matérias e dois editoriais. Vale destacar que Vogue Brasil é hoje o único título impresso especializado em moda no Brasil a circular mensalmente. Destaca-se na produção de matérias, colunas e editoriais sobre o cenário da moda nacional e internacional e se associa a estruturas discursivas hegemônicas e dominantes de moda, acompanhando os discursos encabeçados por grandes marcas, entre eles, o da moda agênero, que vem despertando a atenção de criadores desde 2015. A despeito de a cobertura sobre agênero se mostrar presente nas páginas de Vogue Brasil pode-se observar, entretanto, que a publicação não se descola de um padrão de cobertura de moda que a acompanha desde sua origem no Brasil e que pode estar relacionado à manutenção de um status quo que legitima relações de poder ainda dominantes na relação entre gênero e vestimenta no cenário da moda nacional.

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Pubblicato

2022-01-31

Come citare

RUFINO, Carina. Discursividades sobre moda agênero em Vogue Brasil no ano de 2020. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e0144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20144. Acesso em: 21 nov. 2024.