O outro no projeto de design: relatos em moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630432020068Parole chiave:
projeto de desing , desing participativo , desing de modaAbstract
Este artigo relata as experiências metodológicas em duas disciplinas de projeto no curso de Bacharelado em Design de Moda. Em ambos os casos, o projeto é realizado a partir do encontro com pessoas que não são da área. Seguindo a concepção de que o design é um campo interdisciplinar, múltiplas vozes são fundamentais para a formação de um designer que atua na construção de uma sociedade mais justa e respeitosa. Para embasar teoricamente as metodologias propostas nas disciplinas, parte-se do design participativo até as linhas contemporâneas, que buscam a ampliação tanto dos modos de fazer design como dos seus campos de atuação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blücher, 2011.
BRANCO, Ana. Projetos em design, 2020. Disponível em: <http://anabranco.usuarios.rdc.puc-rio.br/projetos_3.php>. Acesso em: 22 jun. 2020.
BONACIN, Rodrigo. Um modelo de desenvolvimento de sistemas para suporte a cooperação fundamentado em Design Participativo e Semiótica Organizacional. Tese de Doutorado em Ciência da Computação. Campinas: Unicamp, 2004. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/276415/1/Bonacin_Rodrigo_D.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2020.
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Rio de Janeiro, Sextante, 2009.
CARVALHO, Marcela. Comprida história que não acaba mais: do tecer ao texto e vice-versa. Dissertação de Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Rio de Janeiro: PUC, 2014. Disponível em: < http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1211731_2014_completo.pdf>. Acesso e: 23 jun. 2020.
CAVALCANTE, Ana. Design para a sustentabilidade cultural: recursos estruturantes para sistema habilitante de revitalização d conhecimento local e indígena. Tese de Doutorado em Engenharia e Gestão de Conhecimento. Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132600/333174.pdf?sequence=1&isAllowed=y&fbclid=IwAR0fq1GykGoiaoVn-jQ6t2L2faHjfdWDaiBsUk0GBIk9AlqSPvyZOKPL5Kg>. Acesso em: 23 jun. 2020.
COUTINHO, André et al. 8 min of collaborative design, 2010. Disponível em: <https://andrercoutinho.files.wordpress.com/2010/06/8-min-of-collaborative-design.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2020.
FARFUS, Daniel e ROCHA, Maria. Inovações Sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007. Disponível em: <http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13>. Acesso em: 23 de jun. 2020.
GII. Índice Global de Inovação 2019: Índia registra grandes avanços, enquanto Suíça, Suécia, EUA, Países Baixos e Reino Unido lideram a classificação. Protecionismo comercial põe em risco o futuro da inovação, 2019. Disponível em: <https://www.wipo.int/export/sites/www/pressroom/pt/documents/pr_2019_834.pdf>.Acesso em: 23 de jun. 2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HORN, Bibiana et al. Refexões sobre o uso de metodologia de projeto de produto no desenvolvimento de coleção de moda. Modapalavra, E-periódo. Florianópolis: UDESC, ano 6, n.12, 2013. Disponível em: < http://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3482/6855>. Acesso em: 23 de jun. 2020.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücher, 2001.
MAGALHÃES, Cláudio e BERGMANN, Márcia. Do desenho industrial ao design social: políticas públicas para a diversidade cultural como objeto de design. Estudos em Design. Revista (online). Rio de Janeiro: v. 25, n.1, 2017. Disponível em: <https://www.eed.emnuvens.com.br/design/article/viewFile/434/264>. Acesso em: 23 jun. 2020.
MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais obscuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: v.32, n.94, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092017000200507&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 de jun. 2020.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. FINEP, 2006. Disponível em: < https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf>. Acesso em: 23 de jun. 2020.
ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. São Paulo: PUC-SP, 2006. Disponível em: <https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2020.
SANDERS, Elizabeth e STAPPERS, Pieter. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign: Interjournal of CoCreation in Design and the Arts, v. 4, 2008. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15710880701875068>. Acesso em: 23 jun. 2020.
SANTOS, Aguinaldo e SILVA, Jucelia. O conceito de sistemas produto-serviço: um estudo intridutório. Anais do III Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itajaí. UFSC, 2009. Disponível em: <https://ensus2009.paginas.ufsc.br/files/2015/09/O-CONCEITO-DE-SISTEMAS-PRODUTO-UFPR.pdf>. Acesso em: 23 de jun, 2020.
WILLIAM, Rodney. Apropriação Cultural. São Paulo: Polén, 2019.
Pubblicato
Versioni
- 2020-10-21 (2)
- 2020-10-02 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Luísa Mendes Tavares
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".