Processo criativo, projetual e científico pela gestão do conhecimento: origem familiar para procura do eu
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630412020108Abstract
Este artigo dissemina alguns resultados do Projeto Integrador, denominado: “A origem familiar e a procura do Eu”, da primeira série do curso de graduação em Design de Moda, e seu sistema de gestão que está sendo aprimorado desde 2010. Os articulistas utilizam do método dedutivo, com abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva na formulação do sistema de gestão e nos estudos de caso de natureza interpretativa, para averiguar os resultados da aplicação do Sistema de Desenvolvimento de Projetos pela Gestão do Conhecimento do processo cognitivo, criativo, projetual e método científico, guiado pelo design thinking. Como resultado tangível apresenta-se os artefatos vestíveis e o diário discente. Conclui-se que envolver emocional e cognitivamente o discente, auxilia-o no entendimento do processo de designDownloads
Riferimenti bibliografici
ABRANCHES, Ana Margarida. As ciências cognitivas e a nova cultura do conhecimento. In: realizadas no Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, em 29 e 30 de Abril de 2004. Disponível em: http://z3950.crb.ucp.pt/biblioteca/mathesis/mat14/mathesis14_311.pdf .
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: E. Blucher, 2011.
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis (RJ ): Vozes, 1973.
BROWN, Tim. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperCollins, 2009.
CAVALCANTI, Carolina Costa e FILATRO, Andrea. Design thinking: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.
CHOO, C. W. . A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
CROSS, Nigel. Design Thinking. Oxford: Berg, 2011.
DAHER, Margareth Anna Zekvel, et al. O projeto Político Pedagógico do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina: uma construção coletiva. In: Anais do 7० Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Curitiba, 2006.
DELLORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 3ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999.
DE MASI, Domenico. Criatividade e grupos criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas. A burocracia weberiana presente na sociedade criativa em rede. In: ROVER, Aires José; CARVALHO, Mariza (org.). O sujeito do conhecimento na sociedade em rede. Florianópolis: Fundação José Arthur Boiteux, 2010, v.1, p. 302-338. ISBN: 9788578400.
____________ . O uso do design thinking em um microcosmos do Museu de Londrina para a melhoria da aprendizagem. In: ANAIS DO XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Londrina: ENANCIB, 2018, pp. 860-878.
DUAILIBI, Robert.e SIMONSEN JUNIOR. H. Criatividade & Marketing. São Paulo: McGrawHill, 1990.
FORNASIER Cleuza B. R., MARTINS, Rosane, F.F., DEMARCHI, Ana Paula. O ensino da disciplina de desenvolvimento de projetos como sistema de gestão do conhecimento. In: PIRES, Dorotéia Baduy. Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação da Letras, 2008, pp.127-152.
GIANESI, Irineu G. N. e CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: Operação para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.
GOMES, Luis Vidigal Negreiros. Criatividade, projeto, desenho produto. Santa Maria: sCHDs, 2001.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2 edição, São Paulo: Atlas, 2009.
PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria: 40 métodos para design de produto. São Paulo: Blucher, 2015.
POLANYI, Michael. Personal knowledge: Towards a Post-critical philosophy. New York: Harper Torchbook, 1964.
POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. São Paulo: Belo Horizonte, 1975.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".