EXPERIMENTO METODOLÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA FEMININA: PRAXIS DOCENTE X DISCENTE NO CURSO DE DESIGN-MODA- UFC

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019041

Abstract

O artigo objetiva compreender, pela aplicação de estratégias didáticas, como ocorre a aprendizagem na modelagem plana feminina no curso de Design-Moda (UFC). O estudo descortinou metodologias mais efetivas na promoção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem da modelagem feminina.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria do Socorro de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará no Curso de Design-Moda Instituto de Cultura e Arte (ICA) na unidade de Tecnologia Têxtil e Confecção, ministra disciplinas nas áreas: Ciência do Conforto, Artesanato, Patchwork, Modelagem plana feminina, masculina, infantil, intima e modelagem para necessidades especiais físicas e motoras. Atuou como vice e coordenadora do curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte -ICA/UFC (2015-2017). Atuou como professora no curso de Economia Doméstica (UFC) nas disciplinas Vestuário, Têxteis e Conservação Têxtil (2014-2016). Foi Professora Assistente na Universidade Federal do Piauí -UFPI do Curso de Moda, Design e Estilismo (2011 e 2014). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2001-2003), Especialização e Mestrado em Design e Marketing do Vestuário pela University of Minho/PT (2008-2009.

Walkíria Guedes de Souza, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará; Bacharel em Matemática pela Universidade de Fortaleza; Licenciada em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Especialização em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará; Professora Adjunta do Curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Têxteis e Vestuário, com ênfase em Estilismo, Moda e Design.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Bacharelado em Design-Moda / Instituto de Cultura e Arte / UFC. Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, área de conhecimento Gestão e Design, com a Tese Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo, Projeto apoiado pelo Programa Alban  e contemplado pelo Programa ID&T-PT. Mestre em Economia Rural (UFC), com a tese Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé-Ce. Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), com a monografia Fibras têxteis: uma abordagem de proteção. Graduada em Economia Doméstica (UFC). Coordenadora do Grupo de estudos em ergonomia, modelagem e materiais (GEEMM), dos Projetos Fundamentos de design para artesãos, Artesanato competitivo, Estratégias de valorização do curso de Design-Moda perante os estudantes e o mercado, Estratégias de combate à evasão do estudante de Design-Moda. Professora colaboradora do CNPq no Projeto de Pesquisa e Extensão Monitoramento e Avaliação dos Territórios Rurais Cearenses - área de concentração: confecção e artesanato.

Riferimenti bibliografici

ABRANCHES, G. P.; BRASILEIRO JÚNIOR, A. Manual da gerência da confecção. Rio de Janeiro: SENAI –DN/ CETIQT, 1990.

ARAÚJO, A. G. P. Ensinamentos matemáticos no processo de modelagem. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2013.

BEDUSCHI, D. P.; ITALIANO, I. C. Descrição e análise da evolução dos métodos e obras de modelagem plana no Brasil: de 1960 aos dias atuais. Rio de Janeiro: Senac. Redige, v. 4, n. 2, p. [1-20], ago. 2013.

BERG, Ana Laura Marchi. Técnicas de modelagem feminina: construção de bases e volumes. São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2017.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução a história do design. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.

DUBURG, A. Moulage: Arte e técnica no design de moda; Tradução: Bruna Pacheco. Porto Alegre: Bookman, 2012.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FILGUEIRAS, A. P. A.; ARAÚJO, M. do S de; SOUZA, W. G. de; CARVALHO, M. A. Reflexões sobre modelagem ergonômica no planejamento e elaboração de produtos do vestuário. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN-CIMODE, Buenos Aires. Anais... Buenos Ayres, 2016.

LEITE, A. S.; VELOSO, M.D. Desenho técnico de roupas femininas. São Paulo: Senac Nacional, 2004.

MARTINS, S. B. Equação da ergonomia no design de vestuário: espaço do corpo, modelagem e matérias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA ‐ ABERGO, 14., 2006, Curitiba ‐ PR. Anais... Curitiba: ABERGO, 2006.

MENEZES, M. S.; SPAINE, P. A. A. Modelagem plana industrial do vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino‐aprendizado. Projética, Londrina, V. 1, N. 1, P.82‐100, DEZ. 2010. Nº INAUGURAL.

NAVALON, E. Design de moda: interconexão metodológica. Dissertação [Mestrado em Design]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2008.

OLIVEIRA, S. R. e. Moda também é texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007.

Souza, P. de M. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação: Bauru, 2006.

PULS, L. M. A percepção na perspectiva do ensino-aprendizagem do desenho de moda à mão livre. IN: V JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANAIS do XIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/Ceart-UDESC, Revista de Pesquisa, v. 4 nº 1.

ROSA, S. Alfaiataria: modelagem plana masculina. Brasília: SENAC-DF, 2008.

SABRÁ, F. G. C. e RODRIGUES, A. S. L. V. Gerenciamento de produto. In: SABRÁ, F. G. C. (Org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p.126-137.

SANT’ANNA, D. B. de. Consumir é ser feliz. In: OLIVEIRA, A. C. de; CASTILHO, K. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

SCHMITT, J. Entre o indivíduo e o coletivo: Notas sobre o nascimento da moda. In: BONADIO, M. C.; MATTOS, M. de F. (org.) História e cultura da moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

SILVEIRA, M. R. A. Matemática é para poucos: um sentido marcado na história. In: DANYLUK, O. S. (org.). História da educação matemática: escrita e reescrita de história. Porto Alegre: Sulina, 2012.

SOUZA, W. G. de. Modelagem no design do vestuário. Disponível em: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02_auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/A6045.pdf. Acesso em 31 jul. 2018.

Pubblicato

2019-11-28

Come citare

ARAÚJO, Maria do Socorro de; SOUZA, Walkíria Guedes de; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. EXPERIMENTO METODOLÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA FEMININA: PRAXIS DOCENTE X DISCENTE NO CURSO DE DESIGN-MODA- UFC. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 041–052, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019041. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14568. Acesso em: 21 nov. 2024.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i