Notas sobre a disciplina história da moda: fontes e fantasmas em uma ficção

Autori

  • Fernando Augusto Hage Soares Universidade da Amazônia
  • Benedita Afonso Martins

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630312019103

Abstract

Este artigo, fruto de pesquisa no programa de doutorado em Artes da UFPA, pretende analisar a disciplina história da moda através de um olhar sobre a imagem na história da arte, discorrendo sobre três pontos a partir da teoria de Georges Didi-Huberman na obra Diante do Tempo (2015): o uso das fontes visuais; o anacronismo das imagens; e o traço de sobrevivência dos clássicos no campo historiográfico da moda.

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Biografia autore

Benedita Afonso Martins

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1987), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É professora adjunta da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

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Pubblicato

2019-11-26

Come citare

SOARES, Fernando Augusto Hage; MARTINS, Benedita Afonso. Notas sobre a disciplina história da moda: fontes e fantasmas em uma ficção. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 103–112, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14359. Acesso em: 12 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Edição Especial