Procedimentos dialógicos no Design e autoria: algumas anotações
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630312019032Abstract
O diálogo é uma prática que constrói espaços comuns e possibilita o surgimento de novas ideias e a mudança de pontos de vista. Propõe-se, na articulação a seguir, a aplicação do diálogo como prática em Design na contemporaneidade, em que é reconhecida a necessidade de ampliar a abordagem no que tange aos processos, projetos, produtos e a autoria. Esta última será discutida como prática dialógica em duas modalidades de projeto em Design, a colaboração e a co-criação. A fim de ilustrar o que se entende e pretende com a aplicação prática do diálogo na construção de um fazer em Design, e especialmente em Design de Moda, serão exploradas as atividades do LabModAR, coletivo responsável pelos projetos Pérola e Sea Between Us, tomados como práticas de extensão do Bacharelado em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi.Downloads
Riferimenti bibliografici
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual .Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2003.
BARLACH, Lisete. O que é resiliência humana? Uma contribuição para a construção do conceito. 2005, 108 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 2005.
COELHO, Luiz Antonio L. (org) Conceitos-Chave em Design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. Novas Ideias, 2008.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda (Org.). Moda & Sustentabilidade, Design Para Mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011.
LIPOVETSKY, Gilles. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarola, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MORACE, Francesco. Consumo Autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2009.
OZ, Amós. Como Curar Um Fanático: Israel e Palestina: entre o certo e o certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: Editora G. Gili, 2014.
SALLES, Cecilia Almeida. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2014.
SPAMPINATO, Francesco. Come Together, the rise of cooperative art and design. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2015.
TOSS, Jane. Cultura de Sustentabilidade: um estudo de caso da marca Osklen a partir do Design estratégico. Porto Alegre: RS, 2011. Originalmente apresentado como dissertação de Mestrado, Universidade do Vale dos Sinos.
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".