Arquitetura, cenografia e moda autoral: uma aprendizagem ativa e interdisciplinar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944631012026e8114

Mots-clés :

Arquitetura de Interiores, Cenografia, Moda Autoral, Metodologia de ensino e aprendizagem, Aprendizado baseado em projetos

Résumé

O artigo apresenta uma experiência pedagógica interdisciplinar que integra arquitetura, cenografia e moda autoral na disciplina Arquitetura de Interiores para Cenografia de uma universidade privada. A pesquisa, ancorada nos conceitos de etnografia e autoetnografia, é qualitativa, exploratória e descritiva e se fundamenta no relato de experiência de duas estudantes que refletem sobre a prática pedagógica e as bases teóricas que orientaram a metodologia de ensino e aprendizagem. A disciplina aplicou um ensino ativo e centrado no protagonismo dos alunos, inspirado no pensamento complexo e na visão transdisciplinar, iniciando pela interdisciplinaridade como possível caminho à transdisciplinaridade. A partir da metodologia de módulos dinâmicos, baseada no aprendizado baseado em projetos, foram estruturados três desafios ao longo do semestre: cenografia de câmera, de palco e de experiência, todos contemplando estudos de caso, visitas técnicas, palestras, desenvolvimento conceitual e projetual e apresentação em diferentes técnicas, estimulando habilidades de comunicação e expressão. No módulo de cenografia de câmera, como estudantes relatamos a experiência de desenvolver espaços cenográficos para um talk show de moda autoral brasileira, idealizado por elas, valorizando narrativas locais, identidade cultural e estética do “Do It Yourself”. O processo envolveu definição de público-alvo, planejamento de roteiro, criação de cenários e apresentação por meio de maquetes, painel semântico e vídeo. O estudo evidenciou a convergência entre arquitetura, moda e cenografia como campo de experimentação estética e conceitual, como também que a metodologia adotada promoveu autonomia, pensamento crítico e interdisciplinaridade, com vistas à transdisciplinaridade, preparando estudantes para desafios reais da prática profissional por meio de uma abordagem sensível e culturalmente integrada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Juliana Fernandes Junges Cararo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Arquiteta e Urbanista pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), com especialização em Gerenciamento de Obras pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001), Mestre em Construção Cvil pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutora e Pós-doutora em Educação pela PUCPR (2022). Atualmente é a professora e integrante do Núcleo Docente Efetivo do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, coordenadora pedagógica da Educação Continuada da Escola de Belas Artes e do curso de Pós-graduação em Design de Interiores da PUCPR, responsável pelo Núcleo de Empregabilidade e Oportunidade da Escola de Belas Artes da PUCPR, pesquisadora do grupo de pesquisa PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores. Tem experiência em arquitetura de interiores, lecionando, pesquisando a educação e prestando consultoria técnica, projetando e gerenciando nessas áreas, bem como em formação de preço de projetos e serviços técnicos de arquitetura e metodologias de ensino e aprendizagem. Tem grande interesse nas áreas correlatas à Arquitetura, Design, Comunicação e Artes, principalmente para a orientação profissional e inovação na formação de seus estudantes.

Isabela Souza Altavini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), atualmente cursando o 3 período.  Concluiu o ensino médio no Colégio Alfa, na cidade de Cascavel. Interessada em Arquitetura de Interiores, Cenografia e Moda.  

Maria Clara Cavalca Machado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), atualmente cursando o 3 período. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Marista Paranaense.

Références

AMORIM, L. M. E. A maquete como instrumento cognitivo no ensino de arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 18., 2011, Santa Fé. Anais [...]. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2011. p. 245-249.

CARARO, J.F.J.C. A colaboração entre professores no processo educativo da representação gráfica na Arquitetura com base no pensamento complexo e na visão transdisciplinar. 2022. 344f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2022.

CARARO, J.F.J.C.; CHAGAS, A. L. Arquitetura de interiores e cenografia: metodologia de ensino e aprendizagem sob a ótica da complexidade e transdisciplinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2025, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2025. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 28 out. 2025.

BATALOSSO, J. M. Educación transdesciplinariedad y pensamiento ecosistémico: una aproximación a la prática. In: MORAES, M. C.; SUANNO, J. H. (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

CALANCA, D. História social da moda. São Paulo: Senac, 2008.

FLORIAN, M. C. Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada. ArchDaily – Notícias de Arquitetura, 17 jul. 2023. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/1003757/arquitetura-e-moda-ysl-na-neue-nationalgalerie-e-cenografia-do-oma-para-a-prada. Acesso em: 12 jun. 2025.

FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FREITAS, D. P. L. J. et al. Cenografia em desfile de modas - conceitos e sensações da estação: um estudo de caso sobre o projeto integrador “Tendência e Estilo”. Revista H-Tec Humanidades e Tecnologia, [s.l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.fateccruzeiro.edu.br/revista/index.php/htec/article/view /267. Acesso: 10 jun. 2025.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, R. A importância das maquetes físicas no processo de aprendizagem em arquitetura e urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO, 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018.

KLEIMAN, A. B.; SILVA, S. B. B. Professor-pesquisador-autor: autoetnografia na pesquisa em contextos educacionais. In: SILVA, S. B. B.; SANCHO-GIL, J. M.;

MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak, 2021.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, E.; DÍAZ, C. J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR). Excelência no ensino. 2024. Disponível em: https://www.pucpr.br/a-universidade/excelencia-no-ensino/. Acesso em: 4 mar. 2024.

RAMOS, T. A arquitetura no palco dos espetáculos: a influência europeia na cenografia do teatro brasileiro. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2014.

SANTINI, I. L. Diálogos entre a arquitetura e a cenografia. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2015.

SILVA, J.; ROSA, L.; NOVELI, M. Moda autoral e sustentabilidade: novos caminhos para o vestir. Florianópolis: UDESC, 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Por que o número de jovens que se candidatam a uma vaga no ensino superior gratuito tem caído nos últimos anos? Jornal da Unesp, 2023. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/06/22/por-que-o-numero-de-jovens-que-se-candidatam-a-uma-vaga-no-ensino-superior-gratuito-tem-caido-nos-ultimos-anos/. Acesso: 25 maio 2025.

VISONÁ, P. C.; CUNHA, M. R.; KIELING, C. E. Subjetivação e cidades: relações entre moda, redes colaborativas e cenários de futuros. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Curitiba, v. 22, n. 6, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23062/15272. Acesso: 15 maio 2025.

Publiée

2026-02-01

Comment citer

FERNANDES JUNGES CARARO, Juliana; SOUZA ALTAVINI, Isabela; CAVALCA MACHADO, Maria Clara. Arquitetura, cenografia e moda autoral: uma aprendizagem ativa e interdisciplinar: . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–25, 2026. DOI: 10.5965/25944631012026e8114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/28114. Acesso em: 2 févr. 2026.