Sinais de mudança na moda: uma pesquisa sobre as principais tendências, desafios e oportunidades para o setor nacional

Auteurs

  • Nathalia Coelho Oliveira Université fédérale de Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Ana Carolina Machado Fernandes Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3558

Mots-clés :

tendências, setor da moda, vetores de mudança

Résumé

No presente artigo, se propõe a apresentar as análises e insights obtidos no mapeamento das tendências emergentes para o setor de Moda nacional. O objetivo deste estudo é apontar as principais tendências no âmbito empresarial que já estão impactando o setor de vestuário, e prometem se consolidar nos próximos anos, antecipando temas importantes para os negócios e profissionais que desejam se manter relevantes no mercado. Identificamos e destacamos exemplos de empresas nacionais e internacionais que protagonizam essa mudança, propondo ações e estratégias inovadoras. Por meio das análises dos dados secundários e informações coletadas a partir de entrevistas com especialistas no setor, foi possível identificar movimentos, inovações tecnológicas, novas demandas de consumo entre outras questões fundamentais para os negócios e para competitividade do setor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Nathalia Coelho Oliveira, Université fédérale de Rio de Janeiro

Pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. É bacharel em Design com habilitação em Moda pelo Senai Cetiqt, pós-graduada em Marketing pela ESPM, Mestranda em Design pela UFRJ. Tem experiência profissional nas áreas de pesquisa de tendências, desenvolvimento de produto e atuação como consultora e facilitadora em workshops e cursos.

 

Ana Carolina Machado Fernandes, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan. Doutora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em pesquisa de comportamento e consumo. É professora de pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida - UVA. Tem experiência em pesquisa de tendências em instituições como SENAI e SENAC. E atuou em empresas e projetos de moda no mercado nacional e internacional.

 

Références

BRUNO, F. da S. A Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

CORSINI, C. NFT: o que é? Quais os mais caros já vendidos? Como criar um? Portal UOL, julho de 2022. Disponível em: < https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/entenda-o-que-e-nft-onde-comprar-e-como-criar.htm>. Acesso em: fev. 2023.

FASHION, Business of. The best fashion schools in the world 2019 methodology. 2019. Disponível em: <https://www.businessoffashion.com/education/best-schools/methodology>. Acesso em: 06 set. 2022.

FIRJAN. Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro, julho 2022. Disponível em:< https://casafirjan.com.br/sites/default/files/2022-07/Mapeamento%20da%20Ind%C3%BAstria%20Criativa%20no%20Brasil%202022.pdf >. Acesso em: 06 set. 2022.

FIRJAN IEL. Relatório Sinais de mudança da moda. Rio de Janeiro, setembro 2022.

FIA, Business School. Omnichannel: o que é, benefícios e como implantar. Dezembro, 2018. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/omnichannel/>. Acesso em: fev. 2023.

GLOBAL, Pacto. Entenda o significado da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) e saiba como inserir esses princípios no dia a dia de sua empresa. Disponível em: < https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg>. Acesso em: 13 fev. 2023.

INFOMONEY. Metaverso: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores. 2022. Disponível em: < https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/>. Acesso em: fev. 2023.

MCKINSEY, Company; FASHION, Business Of. The State of fashion 2022. Dezembro, 2021. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/retail/our%20insights/state%20of%20fashion/2022/the-state-of-fashion-2022.pdf>. Acesso em: 06 set. 2022.

RABIMOV, Stephan. Best Colleges That Are Shaping The Future Of Fashion. Portal Forbes. Disponível em:<https://www.forbes.com/sites/stephanrabimov/2021/05/26/best-colleges-that-are-shaping-the-future-of-fashion/?sh=13687661a715>. Acesso em: 06 de setembro de 2022.

REZENDE, Isabelle, ARAÚJO, Thaynara. “E-commerce registra alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022.” Portal CNN, fev 2022. Disponível em: <. https://www.cnnbrasil.com.br/business/e-commerce-registra-alta-de-2056-nas-vendas-em-janeiro-de-2022/>. Acesso em: 06 de setembro de 2022.

TÕNURIST, P.; HANSON, A. (2020). Anticipatory innovation governance: Shaping the future through proactive policy making. OECD Working Papers on Public Governance, No. 44, OECD Publishing, Paris. Disponível em: <https://doi.org/ 10.1787 / cce14d80-en>. Acesso em: 31 ago. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-06-05

Comment citer

OLIVEIRA, Nathalia Coelho; FERNANDES, Ana Carolina Machado. Sinais de mudança na moda: uma pesquisa sobre as principais tendências, desafios e oportunidades para o setor nacional . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1 – 17, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3558. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23558. Acesso em: 21 nov. 2024.