Activités artistiques et artesanales dans la perspective de la Pédagogie Waldorf

contribuições à constituição do sujeito

Auteurs

  • Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado
  • Sílvia Helena Ferreira Pagliarini Zen Gorayeb ETEC Jose Martimiano da Silva https://orcid.org/0000-0002-6055-6962

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630522021049

Mots-clés :

Activités artistiques, Artesanat, Pédagogie Waldorf, Artisanat

Résumé

La présente étude a cherché dans le discours de la Pédagogie Waldorf la possibilité
d'une éducation centrée sur l'avenir de l'être humain, basée sur sa proposition, qui
est de permettre au sujet de faire face aux défis du monde contemporain, intégrant la science et l'art, à travers des activités éducatives, pratiques artistiques et
artisanales, harmonisant les forces de penser, de sentir et de faire. L'objectif de
cette recherche était de vérifier la relation entre l'intérêt suscité par les activités
artistiques et artisanales par rapport à la formation d'attitudes individuelles qui
expriment la créativité, l'organisation et la collaboration, dans un groupe d'élèves
inscrits à l'école primaire ordinaire d'une petite ville de l'intérieur de São Paulo, et
qu'après l'école, participe à un projet éducatif, basé sur cette orientation
pédagogique. Comme cadre théorique, nous nous appuyons sur Rudolf Steiner
(2005,2015), Schiller (1990), Lanz (1990,2003,2005), Hahn (2007) et Walter
Benjamin (2014)

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado

Doutora em Artes pela ECA/USP

Mestre em História pela UNESP/Franca

Especialista em Cenografia e Indumentária Pela UNAERP/ Ribeirão Preto

Graduada em Educação Artistica, Música, Desenho e Pedagogia

Docente de Estética e Hostoria da Arte dos cursos de Moda, Arquitetura e Urbanismo do CUML

Docente Permanente do PPGE -Mestrado em Educação do CUML

Références

ALVES, R. A utilidade e o prazer: um conflito educacional. In: DUARTE, João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 11-13.

ANTUNES, I.P. As Artes Plásticas na Pedagogia Waldorf: O Fazer Artístico da Criança. 2014. Disponível em <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23514/2/ULFBATES_838.pdf> acesso em 14.03.2019.

________. Rudolf Steiner: o retrato do visionário. 2011. Disponível em <http://www.sab.org.br/antrop/artigo-jose-tadeu-steiner-vision.htm> acesso em 09.04.2019.

BACH JÚNIOR, Jonas. A Pedagogia Waldorf como Educação para a Liberdade: Reflexões a partir de um possível diálogo entre Paulo Freire e Rudolf Steiner, 2012. Disponível em <http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2012/d2012Jonas%20Bach%20Junior.pdf> acesso em 12.04.2019.

Associação Pedagógica Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf: 50 anos no Brasil. São Paulo: Dlippi Arte Editora, 2006.

______e MARIN, A. A. A Educação estética na Pedagogia Waldorf: O Imaginário e a Paisagem Interior. 2012. Disponível em <http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/559/523> acesso em 15.05.2019.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre o Brinquedo, a Criança e a Educação. Trad. M.V. Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2014.

BOS, Alexander. Desafios para uma Pedagogia Social. São Paulo: Antroposofica, 1986.

CARLGREN, Frans; KLINGBORN, Arne. Educação para a liberdade. 9ª. ed. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2005.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL. A escola Waldorf. São Paulo. Disponível em: <http://www.fewb.org.br/Norma-Waldof.php> acessado em 08.04.2019.

FUZARI, M. F. e FERRAZ, M. H. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

GORAYEB, S.H.F.P.Z. Atividades Artísticas e Artesanais na perspectiva da Pedagogia Waldorf: contribuições à constituição do sujeito. 2019, 120 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto / SP, 2019.

HAHN, H. O nascimento da Escola Waldorf a partir dos impulsos da trimembração social: Tradução: Rudolf Wiedemann. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2007

LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 7 ed. São Paulo: Antroposófica, 2005.

_________. A Pedagogia Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 1990.

_________. Passeios por meio da História à Luz da Antroposofia. São Paulo: Antroposófica. 4.ed., 2018.

_________. A Pedagogia Waldorf. Caminho para um Ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 2003.

MINAYO, M.C.S.(org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIZOGUCHI, S. M. Rudolf Steiner e a Pedagogia Waldorf. In: Viver Mente & Cérebro. São Paulo: Duetto Editorial. 2006.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

SALLES, R. Formação Continuada com Base na Pedagogia Waldorf: contribuição do projeto dom da palavra. São Paulo ,2010. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1795/1/Rubens%20Salles.pdf> acesso em 08.04.2019

SCHILLER, F.A Educação Estética do Homem. São Paulo: Iluminuras, 1990.

SCHLESENER, A.H. Educação e infância em alguns escritos de Walter Benjamin. Revista Paidéia, 2011, vol 21, n 48, p.129-135.

SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA. Biografia de Rudolf Steiner. Disponível em: <http://www.sab.org.br/portal/antroposofia/sobre-rudolf-steiner/biografia-de-rudolf-steiner> acesso em 05.04.2019.

________. Currículo Waldorf. Disponível em: <http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/29-o-curriculo-waldorf> acesso em 04.03.2019.

STEINER, R.A arte da educação I: o estudo geral do homem, uma base para a pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 5 ed.2015.

________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2005.

________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2005.

________. Arte e Estética segundo Goethe. São Paulo:Antroposófica,1997.

________. A Filosofia da Liberdade: fundamentos para uma filosofia moderna: resultados com base na observação pensante, segundo método das ciências naturais. São Paulo: Antroposófica, 2000.

_________. História da Arte: Reflexos e Impulsos Espirituais. Tradução da versão em francês de M.M. de Morais e J. Hosomi. São Paulo: Antroposófica, 2010

________. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goethiana. São Paulo: Antroposófica, 2004.

SALLES, R. Formação Continuada com Base na Pedagogia Waldorf: contribuição do projeto dom da palavra. São Paulo ,2010. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1795/1/Rubens%20Salles.pdf> acesso em 08.04.2019 Data de submissão: 25/05/2021Data de aprovação: 30/05/2021

Publiée

2021-07-09

Comment citer

DA S.C.G. DE MATTOS, Maria de Fátima; FERREIRA PAGLIARINI ZEN GORAYEB, Sílvia Helena. Activités artistiques et artesanales dans la perspective de la Pédagogie Waldorf: contribuições à constituição do sujeito. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 49–68, 2021. DOI: 10.5965/25944630522021049. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20420. Acesso em: 1 juill. 2024.