Reflexões sobre artesanato e divisão de trabalho na produção de vestuário
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630532021052Mots-clés :
Produção de vestuário, Artesanato, Divisão do trabalhoRésumé
O fazer manual do artesão possui em si princípios, valores e características singulares que o distinguem do fazer ligado à lógica industrial. A maior dessas características é a integração entre mão e mente, apesar de, historicamente, ter sido entendida como dicotômica, ao considerar que existia uma separação entre o trabalho manual do artesão e seu trabalho intelectual. Tal lógica, fundamentada na divisão moderna do trabalho, é passível de observação também no campo da moda, em que, frequentemente, o trabalho de design e a execução são separados, nos processos, estruturas e formatos. Este artigo tem como objetivo descrever reflexões conceituais preliminares sobre a relação entre artesanato e divisão de trabalho no processo de criação e produção de vestuário de moda autoral. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório, adota a pesquisa bibliográfica como procedimento para analisar e relacionar os fundamentos teóricos.
Téléchargements
Références
BORGES, A. Design+Craft: The Brazilian Path. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa. Portaria Nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018. Institui o Programa do Artesanato Brasileiro, cria a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 ago. 2018. p. 34.
CALANCA, D. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
CHRISTO, D. C.; SABRÁ, Flávio. A desmistificação do processo criativo de produtos da cadeia têxtil e de confecção. In: [s.l.: s.n.], 2017.
CONTINO, J. M.; CIPINIUK, A. Ideologia, divisão capitalista do trabalho e papel social do designer:um estudo sobre a produção de materialidade no design de moda. ModaPalavra, v. 10, n. 19, p. 040–053, 2016.
FLETCHER, K; GROSE, L. Moda & sustentabilidade: Design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GODART, F. Sociologia da Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
GRANDE, Márcia Mazzeo; PADILHA, Valquíria; PAIN, Bruno Ferrari; et al. Da Tradição à Modernidade: O Savoir-faire do Mestre de Ofício na Produção da Cerveja e da Cachaça Artesanais. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 1, n. 3, p. 25–48, 2012.
LIMA, R. G. Objetos: percursos e escritas culturais. São José dos Campos: Centro de Estudos da Cultura Popular; Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 2010.
MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
SEBRAE. Atuação do Sistema Sebrae no Artesanato. Sebrae, 2010.
SENNETT, R. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SENNETT, R. Palestra proferida no Museum für angewandte Kunst, Vienna, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nIq4w9brxTk Acesso em: 1 set. 2020.
SOHN, A. P. L.; LASTE, L. N. B.; RIOS, M. A. T. Design autoral: um estudo na região do Vale do Itajaí. In: e-Revista LOGO, v. 6, n. 3, UFSC, 2017. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4922. Acesso em: 25 out. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Manuela Beatriz Pedrosa Correia, Virginia Pereira Cavalcanti 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".