A narrativa visual no ensino da fotografia: uma revisão sistemática de literatura
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630422020152Mots-clés :
narrativa , ensino da fotografia , revisão sistemática de literaturaRésumé
A produção de imagens faz parte da evolução da humanidade, bem como está intimamente ligada ao ato de contar histórias. Imagens, em especial as fotográficas, configuram uma poderosa forma de comunicação, visto que mensagens visuais estimulam respostas emocionais e intelectuais, ou seja, elas permitem o sentir e o refletir sobre um determinado assunto. Nessa perspectiva, compreender a relação entre narrativa e fotografia digital é fundamental para potencializar a linguagem visual e imagética, principalmente na formação de profissionais, como designers, que utilizam a fotografia como um recurso constante. Diante disso, este estudo se propôs a identificar pesquisas atuais que abordem a narrativa nos processos de leitura e escrita de imagens fotográficas. Para tanto, adotou-se como método uma revisão sistemática de literatura. A partir dos resultados alcançados nesse processo, é possível afirmar que os estudos se concentram em três eixos principais: quanto à narrativa criada por coleção, ou seja, narrativa produzida por uma sequência de imagens; quanto à narrativa composta em uma única imagem fixa; e quanto aos métodos e inovações na representação fotográfica. Ao final, fica evidente que o reduzido número de publicações envolvendo estratégias que fomentem o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita de imagens fotográficas associadas aos estudos narratológicos indicam uma necessidade de ampliação de pesquisas com essa temática.
Téléchargements
Références
ABRAHMOV, S. L.; RONEN, M. Double blending: online theory with on‐campus practice in photography instruction. Innovations in Education and Teaching International, v. 45, n. 1, p. 3-14, 2008.
BAETENS, Jan. Is a photograph worth a thousand films? Visual Studies, v. 24, n. 2, p.143-148, set. 2009.
BRUNER, Jerome. The Narrative Construction of Reality. Critical Inquiry, Chicago, v. 1, n. 18, p. 1-21, 1991.
CATANHO, Fernanda Jansen Mira. A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 3, n. 3, p.81-96, jan. 2007.
EID-SABBAGH, Yasmine. Extending Photography: the Meta-Medial/Conversational Layers of Dematerialized Photographs. Photography And Culture, Reino Unido, v. 12, n. 3, p.307-320, set. 2019.
FALANDES, Carolina Gois; ANGELUCI, Alan César Belo. A Imagem Digital em Perspectiva: Percepções sobre a Linguagem 360º no Cotidiano dos Jovens. In: GORDILLO, Inmaculada et al (org.). Perspectivas Imagéticas. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2019. p. 207-234. Disponível em: http://www.riaeditorial.com/index.php/perpectivas-imageticas/. Acesso em: 30 mar. 2020.
HAND, Martin. Ubiquitous photography. Cambridge: Polity Press, 2012.
KLIMT, Andrea C. New ways of seeing: enhancing student learning through community-based collaborative photography. Visual Studies, v. 33, n. 2, p.127-143, ago. 2018.
LEVY, Yair; ELLIS, Timothy J. A system approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science Journal, v.9, p.181-212, 2006. Disponível em: http://inform.nu/Articles/Vol9/V9p181-212Levy99.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
LÓPEZ-DEL-RAMO, Joaquín B. Formatos novedosos del fotoperiodismo digital. Propuesta analítica basada en indicadores estructurales, formales y funcionales. Investigación Bibliotecológica, México, v. 31, n. 73, p.63-89, set. 2017.
MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium, Unicamp, 2000. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1.htm. Acesso em: 28 dez. 2019.
MANOVICH, Lev. Instagram and Contemporary Image. [S.L.]: [s.n.], 2017. 148 p. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/144-instagram-and-contemporary-image/instagram_book_manovich.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.
NIEBERDING, William J. Photography, phenomenology and sight: Toward an understanding of photography through the discourse of vision. 2011. Tese de Doutorado. The Ohio State University.
PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; CIANNELLA, Diana; STRUCHINER, Miriam. Narrativas Digitais e Aprendizagem: um panorama a partir do ensino da saúde. Reciis: Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 11, p. 1-15, jun. 2017. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1111. Acesso em: 08 abr. 2020.
PETTERSON, Rune. Using Images. Sweden: Institute for Infology, 2019.
RIVERA, C. D. Enseñanza de la fotografía en ambientes virtuales de aprendizaje. In: Undécima Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, Anais... 2012.
RODRIGUES, Walace. Letramento imagético e midiático em arte-educação. Conhecimento e Diversidade, Niterói, v. 6, n. 12, p.90-101, 2014. Disponível em: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1607/1295. Acesso em: 08 jan. 2020.
RUBINSTEIN, Daniel. Towards Photographic Education. Photographies, [s.l.], v. 2, n. 2, p.135-142, 8 set. 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/528410/Towards_Photographic_Education. Acesso em: 10 jan. 2020.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11, (1), 83-89, 2007.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2014.
SCHWALBE, Michael. Framing the Self. Symbolic Interaction, v. 32, n. 3, p.177-183, set. 2009.
SOBRAL, João Eduardo Chagas. A linguagem fotográfica na formação do designer em um ambiente de convergência tecnológica. 2011. 145 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Design, Departamento de Artes e Design do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-rio, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687@1. Acesso em: 24 jan. 2020.
TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, v. 14. p. 207–222, 2003. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-8551.00375/epdf. Acesso em: 24 jan 2020.
WEBSTER, Jane; WATSON, Richard T. Analyzing the past to prepare for the future: Writing a literature review. MIS quarterly, v.26, n.2, pp.13-23, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4031558/mod_resource/content/1/ANALYZING%20THE%20PAST%20TO%20PREPARE%20FOR%20THE%20FUTURE-%20WRITING%20A%20LITERATUR.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Leticia Oliveira do Amaral, Berenice Santos Gonçalves, Edgar Bisset Alvarez 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".