Considerações sobre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630332019149Résumé
O presente artigo analisa possíveis interseções entre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico; tendo como ponto de partida os novos sujeitos, presentes no espaço de instituições públicas de ensino superior, com a institucionalização da política de ações afirmativas por meio das cotas e também via legislação: lei 10.639/2003 - 11645/2008. São corpos, culturas, valores e identidades circulando num espaço e tempo que antes era de certo modo restritivo para estes novos sujeitos. Surgem com as ações afirmativas, no sentido de superar desigualdades, que tem se mantido para alguns indivíduos, como raça, sexo, deficiência, influindo sobremaneira na definição de oportunidades no ingresso e desempenho educacional, no mercado de trabalho, no progresso na carreira e na participação na vida política e de gestão pública. As reflexões foram norteadas com base na bibliografia e documentos sobre o tema. Como resultado observa-se um campo em constantes disputas entre as construções, desconstruções do currículo normatizado e as alterações epistemológicas na produção de conhecimento nos diferentes cursos de formação universitária.
Téléchargements
Références
CARVALHO, Jorge José de. Inclusão Étnica e Racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São Paulo, Attar Editorial., 2005.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. In: Currículosem Fronteiras, v.12, n.1, pp.98-109, Jan/Abr. 2012.
Jornal da USP, 07/02/2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/usp-aumenta-o-numero-de-vagas-para-cotistas/ . Acesso em 20/02/19.
MARÇAL, José Antonio. A formação de intelectuais negros (as): políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras. Belo Horizonte, Nandyala, 2012.
MUNANGA, Kabengele. Considerações sobre as Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior. In: PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza da (Org). O negro na universidade: direito à inclusão. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
QUEIROZ. Delcelene Mascarenhas. O Negro e a Universidade Brasileira. Revista História Actual Online, Bahia, n. 3, p.73-82, 2004.
Revista Retratos. IBGE mostra as cores da desigualdade. Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade. 2018. Acesso em 25/05/2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação Afirmativa: uma política pública que faz a diferença. In: PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza da (Org). O negro na universidade: direito à inclusão. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".