Mapas mentais e painéis de imagem: o estudo semiológico na definição do conceito em Moda

Auteurs

  • Camila Konradt Pereira
  • Anne Anicet Ruthschilling

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630212018131

Résumé

Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento de mapas mentais e painéis de imagens a partir da leitura da análise semiológica saussuriana e de metodologias projetuais. O problema deste artigo surge da inserção de conteúdos teóricos em disciplinas de projeto e da necessidade de dinâmicas que permitam a construção conjunta de conhecimentos, além da elaboração do projeto com base em uma aprendizagem significativa. Para tanto, buscou-se aliar o estudo da semiologia à utilização de mapas mentais em metodologias de design com vistas à definição de parâmetros para a formulação do conceito do projeto. Como resultado, apresentamos a aplicação das etapas de desenvolvimento identificadas no estudo para a geração do conceito e das imagens inspiracionais de uma coleção por estudantes de projeto de moda de um curso de graduação em Design de Moda de uma faculdade privada do Brasil.

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Camila Konradt Pereira

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UNISINOS. Graduada em Tecnologia- Moda e Estilo pela UCS. Foi professora dos cursos de Graduação de Design de Moda da UCPEL e UNIRITTER. Áreas de interesse: Comunicação, Design, Estética.

Anne Anicet Ruthschilling

Doutora em Design pela Universidade de Aveiro com pesquisa na área de design e desenvolvimento de moda sustentável. Possui Mestrado em Design e Marketing do Vestuário pela Universidade do Minho (2009), Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Graduação em Tecnólogo em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (1999). É sócia gerente da Anne Anicet Confecções e Serviços em Moda e Estilo Ltda (AA Moda), sendo responsável pela criação e produção da marca Contextura.

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Publiée

2018-02-01

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PEREIRA, Camila Konradt; RUTHSCHILLING, Anne Anicet. Mapas mentais e painéis de imagem: o estudo semiológico na definição do conceito em Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 131–148, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018131. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11672. Acesso em: 23 nov. 2024.