O Ensino de Ergonomia em um Curso de Design de Moda

Auteurs

  • Marly de Menezes Gonçalves Universidade Anhembi Morumbi

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630112017108

Mots-clés :

ergonomia , desing de moda , ensino

Résumé

Este texto apresenta a disciplina de Ergonomia aplicada à Moda, dentro do curso de Design de Moda, ministrado na Universidade Anhembi Morumbi. Será relatado uma breve introdução à origem dos conceitos da Ergonomia, seguida da explanação sobre a criação da disciplina dentro do curso e, finalmente, a descrição da ementa, dos objetivos e conteúdos programáticos, aplicados em atividades específicas ao longo do semestre. A exposição de cada exercício permitirá ao leitor compreender como a disciplina de Ergonomia é oferecida ao aluno de Design de Moda, possibilitando a este desenvolver seu repertório acadêmico, utilizando os princípios ergonômicos de conforto, segurança e eficiência como diferencias no seu desenvolvimento profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marly de Menezes Gonçalves, Universidade Anhembi Morumbi

Marly de Menezes é doutora na área de Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, defendendo em 2009 a tese intitulada O uso do computador como meio para a representação do espaço: Estudo de caso na área de ensino do Digital & Virtual Design , onde pesquisou a representação do espaço tridimensional utilizando os meios computacionais dentro da disciplina de Geometria dos Sólidos, no curso de Digital & Virtual Design. Em 2000, obteve o título de mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP com a dissertação intitulada O desenho de arquitetura no tempo - Estudo de caso: conteúdo gráfico de três arquitetos portugueses do século XX , onde pesquisou sobre a representação gráfica do projeto de arquitetura no século XX, em Portugal. Em 1988, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Entre 2001 a 2012, foi professora da disciplina de Fundamentos de Computação Gráfica do Curso Superior de Desenho de Moda e Coordenadora da área de Extensão da Faculdade Santa Marcelina. Desde 2005, leciona no Istituto Europeo di Design/SP onde ministra a disciplina de Geometria no curso de Produção Multimídia, Computação Gráfica, nos cursos de Produção Joalheira, Design de Produto e Produção Multimídia e a disciplina de Representação Grafica no curso de Design de Interiores. Desde 2015 leciona na Universidade Anhembi Morumbi as disciplinasd de Ergonomia para Design de Moda, Design Digital, Design de Games e no cursos de pós-graduação de Design de Interiores. Tem experiência no Ensino de Desenho, na área de Computação Gráfica e de Ergonomia, ministrando aulas nas área de: desenho de arquitetura, representação gráfica da arquitetura, projeto arquitetônico, design, geometria dos sólidos, geometria descritiva, fundamentos da computação gráfica, desenho de observação, desenho técnico e ergonomia.

Références

DEJEAN, P.; NAËL, M. Ergonomia do Produto. In: FALZON, P. Ergonomia. São Paulo: Blucher, 2007.

DIESEL, A. et al. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. 14, nº 1. 2017. Disponível em:

thema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295>. Acessado em: 30 jun.2017.

-

FARIAS, P. et al. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica. 39, nº 1. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0143.pdf>. Acessado em: 30 jun.2017.

IIDA, I. Ergonomia – Projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2005.

LAVILLE, A. Referências para uma história da ergonomia francófona. In: FALZON, P. Ergonomia. São Paulo: Blucher, 2007.

NAVALON, E. Projetos Interdisciplinares no ensino de Design de Moda. Colóquio de Moda. São Paulo, 2010. Disponível em < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/

anais/6-Coloquio-de-Moda_2010/71357_Ensino_de_Design_de_Moda_-_interdisciplinaridade.pdf>. Acessado em: 14 ago. 2017.

NORMAN, D. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

POCI, B. et al. Corpo feminino: a diversidade das formas brasileiras. Colóquio de Moda. João Pessoa, 2016. Disponível em < http://www.coloquiomoda.com.br/

anais/12-coloquio-de-moda-apresentacao.php>. Acessado em: 30 jun.2017.

SANTOS, C. O corpo. In: Sabra F. (org) Modelagem – Tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: estação das Letras e Cores, 2009.

Publiée

2017-10-01

Comment citer

GONÇALVES, Marly de Menezes. O Ensino de Ergonomia em um Curso de Design de Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 108–120, 2017. DOI: 10.5965/25944630112017108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/10375. Acesso em: 21 nov. 2024.