Corpo: espaço interno do profundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4877

Palabras clave:

corpo, casa-espaço-inconsciente-tempo, luz, desenho, cura

Resumen

Tento trazer a escuridão do ser humano à luz. Persigo a profundidade da identidade, do mistério e do inconsciente, do desejo e do sonho. Esta é a abordagem de todo o meu trabalho, desde instalações a vídeos e desenhos, e o faço através de símbolos, alguns dos quais retornam frequentemente, em diferentes obras, com anos de distância; como o círculo e a circularidade, o veleiro, a casa, são todos ligados pelo mesmo conteúdo. A casa é um refúgio natural, o lar íntimo, é a caverna misteriosa do nosso ser mais profundo. O círculo é o refúgio circular onde reside a imagem do ventre; o nicho materno, onde encontramos o umbigo da terra. O barco é uma habitação aquática, berço dos viventes, portanto está ligado ao refúgio circular do retorno à mãe, ao umbigo da terra, é, portanto, uma cavidade profunda; recipiente e conteúdo. Realmente nos procuramos em nosso inconsciente, por isso procuro dar uma linguagem aos pensamentos noturnos e trazê-los à luz. O corpo então é casa-espaço-inconsciente-tempo e o tempo está ligado à memória. Com alfinetes escrevo um diário de solitude sígnica experimental. Entre ele e o desenho há uma metamorfose comparativa em que o material representa a condição humana, mística, dolorosa, mas também a esperança, dada a sua relação com a luz. Tornam-se vestígios de signos, emergências de brilho, às vezes desenham mapas. Tudo isso se transforma em uma condição indizível, típica da alma humana, sempre em relação ao escuro e à obscuridade, sentidos como um espaço interno de si mesmo, um desejo de cura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Patacchia, Accademia di Belle Arti di Perugia

Artista visual, Laura Patacchia nasceu na Itália em 1974. Cursou a Academia de Belas Artes Pietro Vannucci de Perugia e Pintura na Academia de Belas Artes de Bilbao (curso de Ángel Bados). Em 2001 participou da Bienal de Jovens Artistas da Europa e do Mediterrâneo, Bósnia.

 

Citas

JUNG, Carl. O Homem e Seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1969.

Publicado

2024-02-01

Cómo citar

PATACCHIA, Laura. Corpo: espaço interno do profundo. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4877. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24877. Acesso em: 10 may. 2024.