Aprendizado no Instagram e influenciadoras digitais de moda: características e componentes a partir de Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3570

Palabras clave:

Paulo Freire, consumo de moda, influenciadoras digitais

Resumen

Na contemporaneidade os espaços de aprendizado vêm sofrendo modificações, bem como os agentes participantes nesse processo. Um dos ambientes que despontam como território de aprendizagem são as redes sociais digitais, no caso deste estudo, o Instagram. Neste contexto, como agentes de compartilhamento de uma temática que pode ser ensinada e aprendida, estão as influenciadoras digitais de moda. Buscamos identificar as características e componentes destas profissionais que que permitem o ensino do conteúdo transmitido. Para isso, utilizamos o conceito de “educador” constituído em uma tradição Freiriana. Através da realização de uma metodologia diversa, estruturada a partir do método netnográfico, identificamos nove componentes que possibilitam o processo de ensino e aprendizado. Estes componentes foram reunidos por similaridade resultando em três grupos: individuais, relacionais e contextuais e de linguagem.

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Biografía del autor/a

Lair Barroso Arraes Rocha Silva, State University of Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PPA.

Andressa Carla Palavecini, State University of Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PPA.

Olga Maria Coutinho Pépece, State University of Maringá

Professora Associada do Aepartamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PPA. CV: http://lattes.cnpq.br/3983476350546614. Orcid: 0000-0002-9155-9285. Email: omcpepece@uem.br

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Publicado

2023-05-31

Cómo citar

SILVA, Lair Barroso Arraes Rocha; PALAVECINI, Andressa Carla; PÉPECE, Olga Maria Coutinho. Aprendizado no Instagram e influenciadoras digitais de moda: características e componentes a partir de Paulo Freire. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3570. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23570. Acesso em: 22 nov. 2024.