Inclusion and aesthetic accessibility

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e3973

Keywords:

inclusion , accessibility, aesthetic

Abstract

This article presents an analysis on inclusion and aesthetic accessibility in museums and exhibitions, taking as a starting point the obstacles for people with disabilities between their home journey and the visit to a museum exhibition. To do so, it is based on what is meant by a modern city, with references to the Haussmann Reform in Paris, the Pereira Passos Reform in the city of Rio de Janeiro, Francisco Prestes Maia's avenue plan for the city of São Paulo and the renovation designed by Michell Whitley and Douglas Fox for Recife, the capital of Pernambuco. This analysis continues with a case study on accessibility at the Museu do Ipiranga after the reopening, which made it more inclusive, and ends with reflections on what aesthetic accessibility is.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jose Minerini, University of São Paulo

Pesquisaodr independente. Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP com período sanduíche no Teachers College/Columbia University em Nova York; Mestre em Estética e História da Arte com Licenciatura Plena em Educação Artística. Pesquisador e autor de livros sobre História da Arte Moderna e Contemporânea, da Arte Brasileira e do Ensino/Aprendizagem da Arte no Brasil. 

Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, University of São Paulo

Ana Amália Tavares Bastos Barbosa é artista plástica e arte/educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), em 1991. Também estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em New York/USA. É mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Além disso também atuou na área de ensino de línguas, dando aulas de inglês e fazendo traduções simultâneas e escritas. É doutora pela ECA/USP, defendida em maio de 2012, e pós-doutora pela UNESP/SP em 2017. Em 2 de julho de 2002 teve um acidente vascular cerebral de tronco e como sequela adquiriu a síndrome do locked in, ou seja, ficou tetraplégica, muda e disfágica mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada.

Moacir José da Rocha Simplício, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Moa Simplício é doutorando em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre em Artes pela USP. Ao lado do trabalho com gravura e pintura também desenvolve atividades didáticas em artes. Foi professor no curso de Artes Visuais nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP). Atua como assistente de produção e consultoria para atendimento a pessoas com deficiência na Arteducação Produções (AEP) e tem integrado esse coletivo desde a sua fundação, em 2001. Atuou em vários projetos junto ao Ministério da Cultura, trabalhou com arte/educação em diversos locais e foi professor da oficina de artes visuais para deficientes no Centro de Reabilitação UNIBAN. Entre outras exposições, participou da Mostra Internacional de Mini Gravats, em Barcelona; e do Projeto Novas Imagens (Meridiano-Meridian), em Milão.

References

AMÁLIA, Ana. Relato de visita ao Museu do Ipiranga. Diário de Notícias: Dia a dia de Ana Amália. 05/06/2023. Disponível em < https://anaamaliabarbosa.blogspot.com/2023/06/05062023.html, acesso em 19/06/2023. 14:32.

ANDREATTA, Verena, EL-DAHDAH, Farès. Paisagens fluídas e rodoviarismo: Roberto Burle Marx e o Rio de Janeiro. In: CAVALCANTI, Lauro. O tempo completa: Burle Marx clássicos & inéditos. Rio de Janeiro: Instituto Casa Roberto Marinho, 2021.

ARAÚJO, Valdei Lopes de. Pereira Passos, entre o passado e o futuro. In: AZEVEDO, André Nunes de. A grande reforma urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Norma brasileira ABNT NBR 9050: Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamento urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015, p. 29.

ANÔNIMO. Abertura do Boulevard Saint Santi-Germain como parte da Reforma Haussmann. Revista Le Monde Illustré, 26 de fevereiro de 1870. Disponível em < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_Monde_Illustr%C3%A9_-_26_f%C3%A9vrier_1870_-_Percement_du_boulevard_Saint-Germain.jpg?uselang=pt#Licenciamento > , acesso em 19/06/2023. 15:20.

AZEVEDO, André Nunes de. A grande reforma urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.

BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Cadeira de rodas e sua evolução histórica. Brasília: UPCD – União das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal, 18 de abril de 2021. Disponível em < http://upcd.org.br/blog/cadeira-de-rodas-e-sua-evolucao-historica/77/ >, acesso em 12/06/2023. 14:45.

CORDOVIL, Hervé. Rua Augusta. Brasil: RCA Victor, 1964.

COSTA, Tamiris (1). Piso tátil, botoeira sonorizada e em libras para deficientes visuais e elevador adequados para receber pessoa em cadeira de rodas com acompanhante, 2023.

COSTA, Tamiris (2). Relevo e descrição em braile para deficientes visuais, boa altura e inclinação de bancadas e vitrines para visualidade de pessoas em cadeira de rodas, 2023.

COSTA, Tamiris (3). Reflexos de pontos de luz que dependendo da angulação em que se olha, atrapalham a visibilidade, 2023.

COSTA, Tamiris (4). Gavetas muito baixas que esbarram e podem enroscar nas pernas de pessoas em cadeira de rodas, 2023.

COSTA, Tamiris (5). Guarda-corpo de vidro no Mirante que permite ótima visibilidade de pessoas em cadeira de rodas, 2023.

Declaração de Sunderberg. Torremolinos: Conferência Mundial sobre as Ações e Estratégias para a Educação, Prevenção e Integração dos Impedidos, 1981, art. 1º. Disponível em < https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/dwnld/educacao_basica/educacao_especial/legislacao/declaracao_de_sunderberg.pdf >, acesso em 12/06/2023. 15:30.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: Assembleia Geral das Nações Unidas, 10 de dezembro de 1948. Disponível em < https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos >, acesso em 12/06/2023. 15:53.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010.

FARFFLER, Stephan. Cadeira de rodas, 1655. Disponível em < https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Stephan_Farfler#/media/File:Rollstuhl_Farfler_1655.jpg , acesso em 12/06/2023. 16:10.

FERREZ, Marc. Vista da Avenida Central após a Reforma Pereira Passos, Rio de Janeiro, 1909. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pereira_Passos#/media/Ficheiro:TeatroMunicipal-MFerrez1909.jpg >, acesso em 19/06/2023. 16:27.

FIGUEIREDO, Carmem Lúcia Negreiros de. Vivência Urbana e experiência estética em narrativas da Belle Époque. In: NEGREIROS, Carmem, OLIVEIRA, Fátima, GENS, Rosa. Belle Époque: crítica, arte e cultura. Rio de Janeiro: LABELLE; São Paulo: Intermeios, FAPERJ, 2016.

GOOGLE MAPS. Vista norte-sul com Y que atravessa o Vale do Anhangabaú e se bifurca nas Avenidas 9 de Julho e 23 de Maio, que também estão em vales. Imagem: Google Maps, acesso em 05 de junho de 2023.

MARTINS, Patrícia Isabel de Sousa Roque. Museus (in)capacitantes: Deficiência, acessibilidades e inclusão em museus de arte (tese de doutorado). Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2014, vol. 1, p. 155. Disponível em < https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15959/1/ulsd069831_td_vol_1.pdf >, acesso em 15/05/2023. 15:40.

MINERINI NETO, José. Obelisco de 1906 que marca a inauguração da Avenida Central com respectiva placa de identificação. Fotografia: José Minerini Neto, 2023.

MUSEU DO IPIRANGA. Fragmento adaptado do mapa impresso no guia de visitações ao Museu do Ipiranga, 2022. Disponível em < https://metropole.arq.br/expografia-do-museu-ipiranga >, acesso em 26/06/2023. 17:15.

PRESTES MAIA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: < http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4511/prestes-maia >. Acesso em: 08 de maio de 2023. 15:45. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

SCHWARCZ, Lilia Moritz, STARLING, Helo Murgel. A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. São Paulo: Cias das Letras, 2020.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SILVEIRA, Evanildo. Engenharia biomédica: soluções para os cadeirantes. São Paulo: Revista FAPESP, edição 250, dez. 2016. Disponível em < https://revistapesquisa.fapesp.br/solucoes-para-os-cadeirantes/ >, acesso em 12/06/2023. 18:10.

Published

2024-02-19

How to Cite

MINERINI, Jose; BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos; SIMPLÍCIO, Moacir José da Rocha. Inclusion and aesthetic accessibility. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e3973. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23973. Acesso em: 21 nov. 2024.