The challenges and curricular possibilities of the Fashion Design Course at the Federal University of Ceara, in front of Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e0123

Keywords:

Curriculum, Teaching Methodologies, Design-Fashion, Covid-19

Abstract

The curriculum of the Design-Fashion course at the Federal University of Ceara (UFC) is the object of constant reflection both by its Collegiate and by the part Structuring Teaching Nucleus (NDE), which considers the student, the professor, the institution, the market, the socio-political scenario and the country's regulatory bodies. If thinking about the curriculum in its multiple dimensions is already a challenge in nature, the difficulties increase when this reflection is urgently required, in the face of a pandemic that affects us in all dimensions. This article aims to present the challenges and curricular possibilities of the Design - Fashion course at UFC against Covid 19. Methodologically, this is an action research that started with the bibliographic review around the categories curriculum and heigher education and was taking shape with the results obtained in field research with the teaching and student bodies. The data obtained guided the proposals for action that seemed more appropriate to the context of the pandemic.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará, durante a graduação foi monitora das disciplinas de Pesquisa de Moda I e II e Tópicos Especiais em Corpo e Moda; bolsista de extensão pelo Programa Bolsa-Arte do Instituto de Cultura e Arte - ICA/UFC. Tem mestrado em Sociologia pelo PPGS-UFC e atualmente é doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC (FACED), desenvolvendo pesquisas nas áreas de: educação, moda e cultura. Professora efetiva do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, assistente nível I (20h)e co-tutora do Programa de Educação Tutorial - PETModa. Desenvolve estudos e ministra disciplinas nas áreas de Introdução ao Design, Pesquisa de Moda, História da Arte e História da Indumentária. Metodologia Projetual e Desenho de Moda.

Cintya Tavares Marques de Queiroz, www.ufc.br

 Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998), Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000), Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004), e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Adjunto IV do curso de Design de Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, assumindo a Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; e Amor Salva. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico e da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. É membro do Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.

Francisca Raimunda Nogueira Mendes , www.ufc.br

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia D.Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE (2000). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduaçao em Sociologia da Universidade Federal do Ceará/UFC (Agosto/2004), onde também concluiu o Doutorado em 2009. Tem experiência no ensino de Antropologia, tendo atuado como professora substituta na UFC (2003-2005). Realizou pesquisas sobre o artesanato cearense. Membro do Laboratório de Estudos da Oralidade-LEO (UFC). Professora do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisas sobre a moda cearense e orienta trabalhos na área de história da moda, da indumentária e consumo, entre outros. Atualmente, também é tutora do Programa PET Moda UFC.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry e SIMON, Roger. Cultura Popular e Pedagogia Crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. IN: MOREIRA, Antonio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu (orgs). Currículo, cultura e sociedade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÒVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

SACRISTÁN, Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Published

2022-02-01

How to Cite

SILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da; QUEIROZ, Cintya Tavares Marques de; MENDES , Francisca Raimunda Nogueira. The challenges and curricular possibilities of the Fashion Design Course at the Federal University of Ceara, in front of Covid-19. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e0123. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20123. Acesso em: 21 nov. 2024.