Uma proposição metodológica para leitura de fotografias de casamento
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630412020069Abstract
O trabalho é um recorte da metodologia da tese de doutorado (em andamento) Memórias costuradas: o traje da noiva em fotografias de casamento (1920-1969). A metodologia estrutura-se em estudo de caso com revisão bibliográfica, análise das fontes visuais (fotografias de casamento) e entrevistas. O acervo pesquisado não se encontra em um lugar público, organizado e catalogado, mas sim no privado, no íntimo. A escolha de 81 fotografias, se deu por optar apenas por fotografias em preto e branco, com a presença apenas do casal no registro e quase todas em pé, para a melhor visualização dos trajes. Foram utilizados diversos autores de áreas distintas que auxiliaram no entendimento das informações extraídas das imagens e foram todos de suma importância para a compreensão das diversas áreas trabalhadas (conservação e preservação, fotografia, museologia, moda e memória). Foi feita uma dissecação de cada fotografia para melhor entender a teia deste acervo. Assim, foi elaborado um roteiro para a leitura das fotografias, que priorizou os seus dados concretos. Com base nas fichas de análise fotográfica utilizadas por Mauad (1996), Bruno e Samaian (2007), Nacif (2007), Sant’Anna (2010) e Schneid (2018), foram construídas fichas para catalogar os retratos do presente estudo. O foco está na definição da roupa dos noivos, mas todos os outros elementos presentes na cena retratada são explorados, bem como a materialidade da fotografia, fotógrafo e contexto em que foi tirada. O presente texto mostra todo o processo metodológico desta análise.
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