Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás: entre cenas, reuso e sustentabilidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630332019113

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto. Este grupo iniciou suas atividades no ano de 1988 e, desde então, organiza os principais movimentos culturais da cidade de Trindade, em Goiás, e se apresenta em eventos regionais, nacionais e internacionais. O Desencanto trabalha com várias questões sociais, seja nos processos de construção das vestimentas, nas apresentações culturais ou na qualificação profissional. O problema deste artigo desenrolou-se em torno da seguinte questão: como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto? A metodologia seguiu a abordagem qualitativa e interpretativa, associada à pesquisa bibliográfica e ao estudo de caso.  A relevância da pesquisa situa-se na perspectiva de fomentar reflexões que contribuam para uma melhor compreensão da sustentabilidade na construção de figurinos teatrais. A análise permite afirmar que, durante o processo de criação e produção dos figurinos, acessórios, alegorias e cenários, o Grupo desenvolve ações sustentáveis, em sua maioria de forma inconsciente, já que as pratica tendo em vista o viés financeiro, para a economia de recursos.  

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Author Biographies

Poliene Soares dos Santos Bicalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em História Social (UnB), Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER-UEG) e do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconomicas e Humanas de Anápolis.

Nélia Cristina Pinheiro Finotti, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2011) e Graduação em Design de Moda pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Discente do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER-UEG)

Josana de Castro Peixoto, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (2001) e licenciatura pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Mestrado (2001), doutorado em Biologia (2010) e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás (2015) em parceria com o Programa en Biología y Ecología Aplicada na Universidade de La Serena, La Serena, Chile. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) E do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER)

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Published

2019-11-28

How to Cite

BICALHO, Poliene Soares dos Santos; FINOTTI, Nélia Cristina Pinheiro; PEIXOTO, Josana de Castro. Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás: entre cenas, reuso e sustentabilidade. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 113–133, 2019. DOI: 10.5965/25944630332019113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/15790. Acesso em: 22 dec. 2024.