Entre a Tradição e a Criação: Releituras de Trajes Germânicos no Ensino de Design de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944631012026e7731Palavras-chave:
Metodologias ativas, Desenvolvimento de produtos, Trajes típicos germânicos, Design de ModaResumo
O presente trabalho objetivou descrever o processo de criação, desenvolvimento e apresentação de releituras baseadas nos trajes típicos utilizados por grupos folclóricos germânicos da região do Médio Vale do Itajaí a partir da aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). O projeto foi desenvolvido pela terceira fase do curso de Design de Moda do UniSENAI - Centro Universitário Santa Catarina, campus Blumenau e teve quatro importantes etapas: inicialmente, analisou-se as peças e realizou-se um estudo histórico dos hábitos e costumes dos habitantes das regiões originárias das peças estudadas e criação das releituras; na segunda etapa foi realizado o processo criativo, em que foram aplicadas técnicas de criatividade com supervisão dos professores e após a triagem e refinamento das ideias, ficou escolhido um croqui para prototipação; na terceira etapa foram modeladas e confeccionadas as peças; e, por fim, na quarta etapa apresentou-se as releituras na forma de um desfile de moda, oportunizado e gerenciado pela organização do evento TANZ, festival de danças folclóricas alemãs, ocorrido em Pomerode/SC no dia 25 de julho de 2024. O estudo em questão teve como resultados esperados o fomento da ampliação do repertório etnocultural dos estudantes, a valorização e a preservação da história regional, bem como consolidou a ligação entre a academia e o universo cultural e artístico, que se faz tão importante no repertório criativo dos futuros designers. Contudo, podemos destacar a efetivação da aplicação da ABP no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, pois a Aprendizagem Baseada em Projetos, visa estabelecer uma conexão entre a prática e a teoria.
Downloads
Referências
BENDER, William N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
BURKERT, Karin. Public Folklore? German Fastnacht and Knowledge Production between Application, Participation, and Intervention. Journal of Folklore Research, Vol. 58, No. 2, 2021. DOI: 10.2979/jfolkrese.58.2.04
CAMARGO, Fausto. Desenvolvimento de competências por meio de estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa. In: DEBAULD, Blasius. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro (trad.). 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina. 2015.
LEITE, Joice Lopes. Práticas interdisciplinares: tecnologias, inovação e aprendizado. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Interdisciplinaridade e metodologias ativas: como fazer? São Paulo: Cortez Editora, 2023.
LEVENTON, Melissa (org). História Ilustrada do Vestuário: um estudo da indumentária do Egito antigo ao final do século XIX, com ilustração dos mestres Auguste Racinet e Friedrich Hotternroth. São Paulo: Publifolha, 2013.
LIMA, Maurícia Cristina de; CLAPIS, Maria José. Estudantes aprendem fazendo com significado. In: DEBAULD, Blasius. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
NICOLINI, Cristiano; FELIPPI, Ângela Cristina Trevisan. Identidade territorial nas festividades germânicas no sul do Brasil. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 20, nº 1, p. -, jan./abr. 2015. DOI: 10.17058/redes.v20i1.4039.
RÖLKE, Helmar. Raízes da Imigração Alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo – Vitória (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016.
VOIGT, Lucas. Etnografando “casas” de folclore: relações entre configurações do espaço e os sentidos da prática do folclore “alemão” no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA | Vol 08, No. 20 | Set-Dez/2020 | p. 224-247.
VOLPI, Maria Cristina. Estilo Urbano: modos de vestir na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Egéria Schaefer, Thaissa Schneider, Cristiani Maximiliano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.

