A longa gênese da apreciação da arte nas escolas francófonas de Quebec, de 1876 a 2000: entrevista com Suzanne Lemerise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e7008

Palavras-chave:

Ensino de desenho, Educação estética, Arte moderna, Apreciação da arte

Resumo

Este artigo apresenta uma entrevista com Suzanne Lemerise, historiadora da educação artística em Quebec, e examina o lugar da apreciação da arte nas escolas quebequensesentre1876e2000.Lemeriseiniciatraçandoumpanoramadosistema escolar de Quebec, que, até 1964 era dominado por comunidades religiosas. Nesse contexto, o acesso à cultura era reservado, sobretudo, aos alunos que frequentavam colégios clássicos particulares. O desenho era ensinado nas escolas públicas como umadisciplina prática (observação geométrica, decoração) com o objetivo de treinar trabalhadores para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade industrial moderna emergente. Em seguida, ela contextualiza a influência da arte moderna e das teorias psicológicas do desenvolvimento infantil, destacando várias iniciativas que contribuíram para a transição de um simples interesse em arte para o ensino das artes visuais centrado na criança e a presença dos primeiros vestígios escritos do termo apreciação, na década de 1970. O artigo reflete sobre as questões encontradas e os agentes de mudança que, por meio de seu poder de persuasão e do desenvolvimento de materiais didáticos, desempenharam um papel fundamental no surgimento de práticas de apreciação tal como as conhecemos hoje nos currículos escolares de Quebec.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mona Trudel, Université du Québec à Montréal

MONA TRUDEL é professora associada da Escola de Artes Visuais e de Mídia (UQAM). Ela ocupou a Cátedra de Pesquisa da UQAM para o desenvolvimento de práticas inovadoras em arte, cultura e bem-estar (2015-2019). Ela está interessada nos vínculos entre arte, saúde e populações marginalizadas, bem como na contribuição da arte contemporânea para o diálogo sobre questões sociais em contextos educacionais formais e informais.

Adriana de Oliveira, Université du Québec à Montréal

ADRIANA DE OLIVEIRA é professora da Escola de Artes Visuais e de Mídia da UQAM desde 2017. Seu campo de interesse e prática gira em torno da intervenção artística e educacional em ambientes comunitários, culturais e de saúde, bem como a contribuição da apreciação da arte atual para o desenvolvimento do diálogo intercultural e do pensamento crítico na sala de aula de artes visuais. Ela co-organizou o colóquio internacional Se mobiliser par l'art. Comment les pratiques artistiques, muséologiques et éducatives Appellent-elles l'action (Lamoureux, Trudel, De Oliveira, Lajeunesse, 2021) e o Symposium Art et Vieillissement (Trudel, Charpentier, De Oliveira, 2017).

 

Referências

ALLARD, Michel et LEFEBVRE, Bernard (dir.). Les programmes d’études catholiques francophones du Québec : des origines à aujourd’hui. Montréal : Éditions Logiques, 1998.

BLOUIN-RAFIE, Suzanne. Esthétique: mot-mystère ou expression quotidienne. Dans: Vision, no 20 (automne 1975), p. 6-13.

BRIÈRE, Monique. L’image de l’art. Le Centre de Documentation Yvan Boulerice, Montréal, 1983.

COMITÉ CATHOLIQUE DU CONSEIL DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE. Dessin. Dans: Programme d’études des écoles primaires élémentaires, 1948, p. 463- 504.

COMITÉ CATHOLIQUE DU CONSEIL DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE. Les arts. Dans: Programme d’études des écoles secondaires, 8e et 9e année, 1956, (p. 203-206).

DUPUIS-LEBLANC, Yolande, JOYAL, Bruno et DUQUESNE-BRIÈRE, Monique. Art 1. Montréal : Éditions Guérin. 1970a.

DUPUIS-LEBLANC, Yolande, JOYAL, Bruno et DUQUESNE-BRIÈRE, Monique. Le livre du maitre. Montréal : Guérin éditeur. 1970b.

DUROCHER, René. De l’enseignement de l’histoire de l’art. Vision, no 10, (janvier 1973), p. 12-17.

LEMERISE Suzanne et SHERMAN Leah. Modern Art and Child Art in Quebec: The Symbiotic Relationship between the Art Field and Child Art. Dans : Harold Pearse (dir.), From Drawing to Visual Culture. Montréal & Kingston : McGill-Queen’s University Press. 2006, (p. 120-146).

MAGNAN, Charles-Joseph. À travers les beaux-arts, architecture, sculpture, peinture, musique littérature : simples notions. Québec : L. J. Demers, 1898.

MINISTÈRE DE L’ÉDUCATION, Guide pédagogique – Arts plastiques, Direction générale de l’enseignement élémentaire et secondaire, division des Beaux-Arts, Service des programmes, gouvernement du Québec, 1973, 20 p.

MINISTÈRE DE L’ÉDUCATION. Programme d’études des écoles élémentaires – Arts plastiques. Direction générale de l’enseignement élémentaire et secondaire, division des Beaux-Arts, Service des programmes, gouvernement du Québec, septembre 1968a. 21

MINISTÈRE DE L’ÉDUCATION. Programme d’études des écoles secondaires – Arts plastiques. Direction générale de l’enseignement élémentaire et secondaire, division des Beaux-Arts, Service des programmes, gouvernement du Québec, septembre 1968b.

PELLETIER, Michèle et VERREAULT, France, (1991). Rencontre avec l’art actuel. L’art contemporain et l’enseignement des arts dans les classes du primaire et du secondaire, Actes de colloque, 1991, Université du Québec à Montréal.

Rapport Parent - Rapport de la Commission royale d’enquête sur l’enseignement dans la province de Québec, 5 volumes, 1963-1966.

TRUDEL, Mona, DE OLIVEIRA, Adriana, MATHIEU, Élyse (2018). L’apport de l’art actuel à l’éducation interculturelle : proposition d’une approche d’appréciation en classe d’arts plastiques, Éducation et francophonie Revue scientifique virtuelle. Volume XLVI, 2, p.109-124. https://www.erudit.org/fr/revues/ef/2018-v46-n2- ef04236/1055564ar.pdf

Publicado

01-06-2025

Como Citar

TRUDEL, Mona; OLIVEIRA, Adriana de. A longa gênese da apreciação da arte nas escolas francófonas de Quebec, de 1876 a 2000: entrevista com Suzanne Lemerise. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e7008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27008. Acesso em: 18 jun. 2025.