A ideia de uma moda brasileira na imprensa: reflexões decoloniais no espaço transatlântico

Autores

  • Everton Vieira Barbosa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630822024e5472

Palavras-chave:

imprensa, moda brasileira, estudos decoloniais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os discursos publicados na imprensa no século XIX e primeira metade do século XX sobre a ideia de uma moda brasileira. Para isso, optou-se pela perspectiva histórica para compreender como as transformações no contexto nacional e internacional contribuíram para o desenvolvimento dessa narrativa e, consequentemente, a criação e difusão de vestimentas caracterizadas como nacionais. Tendo como base a perspectiva decolonial, deu-se evidência à publicação das críticas que eram feitas à circulação transatlântica de modas europeias, em especial à francesa, e, em seguida, foram apresentados elementos tidos como necessários para a criação de uma moda nacional. Com isso, é possível observar que, para além do aspecto geográfico, a difusão da ideia de uma moda brasileira na imprensa também dependia de um conjunto de fatores externos e internos. Assim, apesar de a noção decolonial só aparecer na segunda metade do século XX, nota-se como as críticas à dependência estrangeira e às reivindicações por uma moda que represente a identidade brasileira já eram abordadas na imprensa.

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Biografia do Autor

Everton Vieira Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

VIEIRA BARBOSA, Everton. A ideia de uma moda brasileira na imprensa: reflexões decoloniais no espaço transatlântico. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 1–34, 2024. DOI: 10.5965/25944630822024e5472. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25472. Acesso em: 21 nov. 2024.