“Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630722023e3568Palavras-chave:
Revista Donna, mulheres gordas, moda plus sizeResumo
O objetivo é analisar um conjunto de matérias da revista Donna cuja temática principal é a moda relacionada às mulheres gordas sob a perspectiva do lugar de fala. Donna é uma revista feminina de Porto Alegre – RS, vendida junto ao jornal Zero Hora desde 1993. O corpus é um recorte de publicações de 2016 a 2019, que corresponde ao reposicionamento editorial da revista, ocorrido em 2017, cuja temática apostou em uma “diversidade feminina” e no que o periódico chamou de “mulheres reais”. Tenho como questionamentos centrais: de que formas Donna autoriza a existência das mulheres gordas relacionadas à moda? Quais as principais temáticas com a presença das mulheres gordas na editoria de moda? Como principais problematizações, pude constatar a inserção das mulheres gordas relacionadas às reivindicações pelo direito de inclusão na sociedade de consumo, na mídia e na moda, com a celebração dos corpos ditos “fora dos padrões”, por meio do enaltecimento estético e da possibilidade de acessar um “mundo magro”. São ações guiadas por movimentações individuais e, apesar da celebração do “orgulho plus size” e desconstrução dos padrões de beleza, há um corpo gordo padronizado pela moda, mercado e mídia – um corpo midiático gordo: o que nomeio de uma gorda adequada, uma gorda light – modelos plus size inseridas nas mídias de grande circulação e nas redes sociais, e em um universo e “estilo de vida plus size”, conquistado pela liberdade de ser bela, consumir, ter uma vida sexual e sucesso profissional.
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