“Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3568

Palavras-chave:

Revista Donna, mulheres gordas, moda plus size

Resumo

O objetivo é analisar um conjunto de matérias da revista Donna cuja temática principal é a moda relacionada às mulheres gordas sob a perspectiva do lugar de fala. Donna é uma revista feminina de Porto Alegre – RS, vendida junto ao jornal Zero Hora desde 1993. O corpus é um recorte de publicações de 2016 a 2019, que corresponde ao reposicionamento editorial da revista, ocorrido em 2017, cuja temática apostou em uma “diversidade feminina” e no que o periódico chamou de “mulheres reais”. Tenho como questionamentos centrais: de que formas Donna autoriza a existência das mulheres gordas relacionadas à moda? Quais as principais temáticas com a presença das mulheres gordas na editoria de moda? Como principais problematizações, pude constatar a inserção das mulheres gordas relacionadas às reivindicações pelo direito de inclusão na sociedade de consumo, na mídia e na moda, com a celebração dos corpos ditos “fora dos padrões”, por meio do enaltecimento estético e da possibilidade de acessar um “mundo magro”. São ações guiadas por movimentações individuais e, apesar da celebração do “orgulho plus size” e desconstrução dos padrões de beleza, há um corpo gordo padronizado pela moda, mercado e mídia – um corpo midiático gordo: o que nomeio de uma gorda adequada, uma gorda light – modelos plus size inseridas nas mídias de grande circulação e nas redes sociais, e em um universo e “estilo de vida plus size”, conquistado pela liberdade de ser bela, consumir, ter uma vida sexual e sucesso profissional.

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Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação pela UFRGS com bolsa Capes. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil. Membra do grupo de pesquisa Corporalidades (GPESC/UFRGS), coordenado pela profa. Dra. Nísia Martins do Rosário. Membra do grupo de pesquisa Criança na Mídia (Feevale), coordenado pela profa. Dra. Saraí Patricia Schmidt. Mestra em Processos e Manifestações Culturais e graduada em jornalismo pela Universidade Feevale.  

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

PILGER, Caroline Roveda. “Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3568. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23568. Acesso em: 13 nov. 2024.