O design participativo como metodologia de trabalho na educação formal e em práticas cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630432020211Resumo
No presente trabalho, apresenta-se a compilação de uma entrevista realizada por uma
docente do Ensino Superior (UFRPE) a uma outra colega de trabalho (Unisinos), a entrevistada
que reflete e discute questões relacionadas aos Design Participativo (DP). O caminho da
conversa trilhado pelas profissionais abrange não apenas o âmbito educacional, mas o da
vida cotidiana, isto é, trata também de como o DP pode ser considerado pragmaticamente
para o desenvolvimento e/ou acompanhamento de atividades práticas concernentes e decorrentes
de outras dimensões do cotidiano do sujeito social. No percurso de construção do
pensamento proposto, termos como curiosidade, proatividade, independência, autonomia e
coletividade foram bastante recorrentes para repensar práticas pedagógicas e profissionais
que não se restringem ao Design, pois são quesitos necessários a quaisquer atividades em
que se intenta que todos que nelas estejam envolvidos participem. No decorrer da entrevista,
verificou-se como a adoção das concepções do DP se apresenta como uma prática desafiadora,
tanto no campo educacional como na perspectiva de sua atuação em outros campos
do saber. Por fim, ressalta-se que, no que concerne aos aspectos técnicos da entrevista, ela
foi realizada através da plataforma de vídeo conferência Jitsi Meet, e teve duração aproximada
de 40 minutos, gravada via aplicativo de áudio, disponível para sistema Android – e, na sequência,
foi transcrita e organizada de acordo com as normas da língua, tendo sua aprovação
para publicação por parte da professora entrevistada.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jaqueline Ferreira Holanda de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".