Relações intertextuais entre moda e escultura
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630422020110Palavras-chave:
intertextualidade , escultura e moda, dorso , Emile-Antoine Bourdelle, Pa-lais GallieraResumo
Os estudos intertextuais, que têm como objeto fenômenos relacionais entre manifestações diversas, encontram bases teóricas na linguagem verbal. Assim, investigações sobre a visualidade buscam teorias da linguística para aproximações, as quais demandam análises, adequações. Desde os conceitos bakhtinianos de “dialogia” e “polifonia”, passando por “intertextualidade”, de Kristeva, bem como “tradução” (verbal), abordado por inúmeros autores, Calabrese é exceção, pois ocupou-se de tradução no campo da visualidade. Ramalho e Oliveira e Jardim Filho também se excluem, apresentando propostas intertextuais no campo visual. Aqui analisa-se uma articulação entre escultura e moda, amalgamando em imagens de dorsos, nus ou vestidos, o conceito curatorial de uma mostra ocorrida em 2019, em Paris.
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