Aplicação da metodologia de branding TXM no processo do design do projeto “Futuro do Presente”
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172024e0002Palavras-chave:
Interatividade, Metodologias, Usabilidade, Interface, interactivityResumo
As metas do design de interação é desenvolver produtos com aplicação da usabilidade, envolvendo os usuários. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a aplicação das etapas da Metodologia de Branding TXM no processo do Design de Interação do projeto - “Futuro do Presente: espaço para observação, análise e interpretação de sinais” (FPlab). Esta metodologia prevê a participação das equipes gestora e do projeto, bem como dos usuários, considerando sua experiência e interface com os produtos. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva nos limites de estudo de caso. Os resultados indicaram que foi feito o re-design da marca e atendidos outros aspectos, resultados da análise SWOT, confirmando-se que os objetivos da metodologia foram atingidos.
Downloads
Referências
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity – gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio Editora, 1998.
AAKER D. A. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Trad. Francisco de Araújo. Porto Alegre: Editora Bookman, 2015
BAXTER M. Projeto de Produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos Produtos. Edgar Blücher, São Paulo, 1998.
BONSIEPE G, KELNNER P e POESSNECKER H. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. CNPq, 1984.
BÜRDEK BE. História Teoria e Prática do Design de Produtos. Edgar Blücher, São Paulo, 2006.
CHIARAVALLE, Bill; SCHENCK, Barbara Findlay. Branding for dummies. Indianapolis: Wiley Publishing Inc., 2007.
FUTURO DO PRESENTE. Disponível em: http://www.futurodopresente.ceart.udesc.br/. Acesso em: 19 fev. 2017.
FORLIZZI, J.; DISALVO, C., HANINGTIN, B. Emotion, experience and the design of new products. The Design Journal, London, UK, v. 6, n. 2, p. 29-38, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2735/273543309003.pdf. Acesso em: 20 abr. 2017.
GOBÉ, Marc. A Emoção das Marcas: Conectando Marcas às Pessoas. 1. ed. Campus: Rio de Janeiro, 2002.
ISO 9241, Parte 11. Orientações sobre Usabilidade. Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT, 20
LOGO UFSC. Disponível em: http://www.logo.ufsc.br. Acesso em: 1 ago. 2017.
KAPFERER, Jean-Noël. As marcas capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. trad. Arnaldo Ryngelbulum.-3,Ed,Porto Alegre: Bookman,2003.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LOPES, Dayane A.; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Brand DNA Tool aplicado ao Projeto VAMOS. 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís: 2012. Disponível em: https://sites.arq.ufmg.br/lade/publicacoes/artigos-de-congressos/ Acesso em:10 ago. 2017.
MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerencial e avaliar marcas. São Paulo: Negócio, 2006.
NORMAN, Donald A. O design do dia-a-dia. São Paulo: Rocco, 2008.
PRESTES, Maíra Gomes; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. A experiência da marca: proposta de metodologia para a identificação do DNA de organizações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. p. 2221-2231. Disponível em:
https://www.uni7.edu.br/noticia/9-congresso-de-pesquisa-e-desenvolvimento-em-design/ Acesso em 01 fev. 2018.
PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de Interação: Além da interação homem computador. Porto Alegre: Bookman, 2008.
STODIECK, W. F. e GOMEZ, L. S. R. A Utilização do Brand DNA Process na Criação de uma Marca de Empresa de Cervejas Diferenciadas. 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luís (MA), 2012. Disponível em:
https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2014/resumos/R40-0939-1.pdf. Acesso em: 02 fev. 2017
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. POSSAMAI, V. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TROIANO, Jaime. “As Marcas no Divã – uma análise de consumidores e criação de valor”. São Paulo. Ed. Globo – 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giorgio Gilwan da Silva, Giselle Merino, Tiago Ficagna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.