Aplicação da metodologia de branding TXM no processo do design do projeto “Futuro do Presente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172024e0002

Palavras-chave:

Interatividade, Metodologias, Usabilidade, Interface, interactivity

Resumo

As metas do design de interação é desenvolver produtos com aplicação da usabilidade, envolvendo os usuários. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a aplicação das etapas da Metodologia de Branding TXM no processo do Design de Interação do projeto - “Futuro do Presente: espaço para observação, análise e interpretação de sinais” (FPlab). Esta metodologia   prevê a participação das equipes gestora e do projeto, bem como dos usuários, considerando sua experiência e interface com os produtos. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva nos limites de estudo de caso. Os resultados indicaram que foi feito o re-design da marca e atendidos outros aspectos, resultados da análise SWOT, confirmando-se que os objetivos da metodologia foram atingidos.

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Biografia do Autor

Giorgio Gilwan da Silva, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Coordenador do Curso Tecnológico de Design Gráfico, dos Bacharéis em Design com Linha de Formação em Design de Jogos e Entretenimento Digital e Publicidade e Propaganda. Coordenou o CST em Produção Publicitária, Fotografia e a Pós-graduação em Ilustração, Universidade do Vale do Itajaí, Campus Florianópolis. Bacharel em Design Gráfico pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, UDESC (2005), Especialização em Design Gráfico e Estratégia Corporativa UNIVALI (2006) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina EGC/UFSC (Conceito CAPES 6) (2011). Doutor no Programa de Pós-graduação em Design da UFSC, 2015/2018.

Giselle Merino, UDESC

Pesquisadora CNPq - PQ 1D na área de Desenho Industrial. Recebeu o Prêmio CAPES de TESE (2020) como orientadora, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design.Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Possui formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Ser Humano; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA), projetos em parceria com a UFPE (Terapia Ocupacional e Engenharia), UFPB (design). Possui como foco de pesquisa: Gestão de Design, Design e Saúde, Design Centrado no Ser Humano, Tecnologia Assistiva, Design Universal/Inclusivo em Produtos e Serviços. 

Tiago Vinicius Ficagna, UNIVALI

Possui graduação em Design Industrial e pós graduação em Design Gráfico e Estratégias Corporativas pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). É mestre em Computação Aplicada na UNIVALI. Atualmente é professor Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Design gráfico e Design de Jogos Digitais com ênfase em Desenho de Interfaces e modelagem 3d atuando principalmente nos seguintes disciplinas: interface, semiótica e desenvolvimento de jogos e desenvolvimento web.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

SILVA, Giorgio Gilwan da; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; FICAGNA, Tiago Vinicius. Aplicação da metodologia de branding TXM no processo do design do projeto “Futuro do Presente”. DAPesquisa, Florianópolis, v. 18, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5965/18083129172024e0002. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/19968. Acesso em: 21 dez. 2024.

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