Gestão de design para inovação social em um caso de economia solidária
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019100Palavras-chave:
Gestão de Design, Economia Solidária, Inovação Social, VeganismoResumo
O tema Inovação Social propõe novas soluções para os problemas sociais, afim de promover transformações sociais que beneficiam o coletivo. Sua relação com o cooperativismo e economia solidária é o foco deste estudo que busca responder como a gestão de design pode contribuir com os empreendimentos de economia solidária com vistas à inovação social. Objetiva realizar um diagnóstico preliminar, por meio da gestão de design, de um grupo de produtores veganos da região de Florianópolis/SC. Optou-se por pesquisa bibliográfica e estudo de caso, sob uma abordagem qualitativa de caráter exploratório com o intuito de aprofundamento da compreensão do grupo social estudado. Como resultado, foi possível mapear as potencialidades e fragilidades dos produtos artesanais veganos ofertados pelos empreendedores. Esse diagnóstico preliminar servirá de base para estratégias de gestão de design de modo a auxiliar os pequenos produtores veganos a melhor desenvolverem suas atividades, bem como na oferta de seus produtos e disseminação do conhecimento sobre o veganismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.