Uma análise bibliográfica e histórica entre serviços e design de serviços

Autores

  • Danieli Tartas Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eugenio Andrés Díaz Merino PPGEP/POSDESIGN – UFSC
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino POSDESIGN – UFSC
  • Fernando Antonio Forcellini PPGEP - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911172016033

Resumo

O setor de serviços representa atualmente a principal atividade econômica para grande parte dos países desenvolvidos. O Design de Serviços é utilizado por muitas empresas para organizar, planejar e desenvolver pessoas, estruturas, materiais e informações, de forma a oferecer para os consumidores a melhor experiência possível ao usar um serviço. No entanto, para entender como ocorreu essa inserção do Design de Serviçosdentro dos processosde desenvolvimento de serviços, sugere-se uma leitura e análise do histórico de ambos os conceitos. Com uma revisão sistemática da literatura e busca dos principais acontecimentos ao longo dos anos dentro das áreas, percebeu-se que a necessidade de ofertar para os clientes a melhor experiência com grande impacto na utilização de um serviço aumentou consideravelmente nos últimos 20 anos, e continua em expansão até o momento, crescimento também observado em publicações científicas. Nesse contexto, observa-seque o Design de Serviçossurgiu como uma opção para que as empresas conseguissemvisualizar e melhorar as experiências dos usuários ao utilizarem um serviço, de acordo com o período histórico vivenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

TARTAS, Danieli; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; FORCELLINI, Fernando Antonio. Uma análise bibliográfica e histórica entre serviços e design de serviços. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 17, p. 033–046, 2016. DOI: 10.5965/1808312911172016033. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6402. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)