Uma análise bibliográfica e histórica entre serviços e design de serviços
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911172016033Resumo
O setor de serviços representa atualmente a principal atividade econômica para grande parte dos países desenvolvidos. O Design de Serviços é utilizado por muitas empresas para organizar, planejar e desenvolver pessoas, estruturas, materiais e informações, de forma a oferecer para os consumidores a melhor experiência possível ao usar um serviço. No entanto, para entender como ocorreu essa inserção do Design de Serviçosdentro dos processosde desenvolvimento de serviços, sugere-se uma leitura e análise do histórico de ambos os conceitos. Com uma revisão sistemática da literatura e busca dos principais acontecimentos ao longo dos anos dentro das áreas, percebeu-se que a necessidade de ofertar para os clientes a melhor experiência com grande impacto na utilização de um serviço aumentou consideravelmente nos últimos 20 anos, e continua em expansão até o momento, crescimento também observado em publicações científicas. Nesse contexto, observa-seque o Design de Serviçossurgiu como uma opção para que as empresas conseguissemvisualizar e melhorar as experiências dos usuários ao utilizarem um serviço, de acordo com o período histórico vivenciado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.