PIBID: UM CANAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v8i2.4388Resumo
No presente artigo, apresentam-se indicativos de como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência / Capes) permitiu articular a formação inicial de professores de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com demandas formativas de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. A proposição de um projeto CTSA, em uma escola pública estadual de Sorocaba (SP), favoreceu que licenciandos aplicassem conhecimentos de natureza didático-pedagógica em ações que visavam à aprendizagem de conceitos de Ciências, especialmente de Física, por meio de oficinas experimentais planejadas e montadas na escola pelos próprios alunos. A análise revelou que a participação nessas atividades beneficiou todos os envolvidos, indicando que o investimento no PIBID, além de ajudar a suprir deficiências formativas, também pode contribuir sobremaneira no sentido de consolidar um canal de extensão universitária para a alfabetização científica e cumprimento de sua responsabilidade social para com a escola pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-18
Como Citar
BENEDETTI FILHO, Edemar; FERNANDES, Calebe Pereira; MONZAMBANI, Bruno Alvarenga; SANTOS JÚNIOR, João Batista dos; CAVAGIS, Alexandre D. M. PIBID: UM CANAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 100–112, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i2.4388. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4388. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos