A prática do plágio nas atividades escolares: um diálogo necessário entre universidade e escolas da educação básica

Autores

  • Christiane Miranda Buthers Universidade do Estado de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e4963

Palavras-chave:

plágio, papel da escola, leitura, estratégias de ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a respeito da reprodução não autorizada de obras e afins, denominada de plágio, expondo a problemática encontrada quando esse tipo de ação é praticado por alunos nos contextos do ensino básico (do fundamental ao médio) e também do ensino superior. Discorre-se a respeito das motivações, bem como de quais são as consequências que podem advir desse tipo de prática. Outro objetivo deste artigo é apresentar um projeto de extensão que foi desenvolvido com turmas de Ensino Médio de escolas da rede pública no entorno da região de Carangola/MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho engloba a apresentação do tema sob a ótica de variados estudiosos, bem como a exposição do passo a passo seguido no desenvolvimento do projeto de extensão, com a utilização de atividades que colocam o aluno como sujeito da construção do seu conhecimento. Os resultados apontam que são cada vez mais necessários o estudo e a aplicação de práticas de leitura e de pesquisa nas salas de aula da educação básica para que o problema seja, gradativamente, minimizado e não chegue até as salas de aula do ensino superior.

 

 

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

BUTHERS, Christiane Miranda. A prática do plágio nas atividades escolares: um diálogo necessário entre universidade e escolas da educação básica. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e4963. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23747. Acesso em: 21 nov. 2024.