Semana de arte e cultura no IFSC Araranguá: roda de conversa e videopoemas em prol de educação antirracista

Autores

  • Nayara Salbego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina image/svg+xml
  • Emerson Cardoso Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina image/svg+xml
  • Karla Goularte da Silva Gründler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina image/svg+xml
  • William Boenavides Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/25946412070120233

Palavras-chave:

antirracismo, arte, cultura, educação

Resumo

Este trabalho apresenta duas atividades de extensão, roda de conversa e videopoemas, sobre o tema racismo. Tais atividades integraram ações da VI Semana de Arte e Cultura do IFSC Araranguá. O objetivo geral foi de promover reflexões sobre racismo, encorajando educação antirracista através da leitura e discussão sobre obras de autores negros. As atividades foram elaboradas por estudantes do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Santa Catarina, e as reflexões de sala de aula alcançaram maior público, como servidores da instituição, outros estudantes, familiares e comunidade externa do IFSC Araranguá. Observou-se que as atividades proporcionaram momentos de reflexão entre seus participantes, conforme coleta de dados qualitativa através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Tais atividades fomentam a necessidade de diálogo e reflexão como ações antirracistas na educação.

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Biografia do Autor

Nayara Salbego, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Docente de Língua Inglesa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Doutoranda em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2019). Possui Mestrado em Inglês (UFSC / 2014), Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (UFSM - 2012), Specialization in Teaching Business English (Oxford Seminars, St. John College; New York - 2010), TESOL Teacher Training Course (Oxford Seminars, St. John College / New York - 2009) e Graduação em Letras Inglês (UFSM - 2008) e Letras Português (Estácio de Sá - 2018). Dentre os temas de interesse, estão: ensino e aprendizagem de língua estrangeira com tecnologias digitais, autonomia no ensino e aprendizagem de língua estrangeira e educação à distância.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

SALBEGO, Nayara; NASCIMENTO, Emerson Cardoso; GRÜNDLER, Karla Goularte da Silva; BOENAVIDES, William. Semana de arte e cultura no IFSC Araranguá: roda de conversa e videopoemas em prol de educação antirracista. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.5965/25946412070120233. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23311. Acesso em: 21 nov. 2024.