FEIRA DE CIÊNCIAS

RELAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641205022021120

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Formação Inicial de Professores, Práticas Pedagógicas

Resumo

As descobertas científicas é um mecanismo importante para o bem estar da sociedade, assim, a divulgação de suas descobertas a população é importante e necessária, principalmente ao incentivo na geração de novos pesquisadores. O presente trabalho foi resultado de um projeto de extensão que teve como objetivo analisar a importância à formação inicial para acadêmicos de Licenciatura em Química na elaboração e participação de uma Feira de Ciências através de experimentação investigativa. A coleta de dados foi executada através de observações comportamentais registradas em diário de campo e posteriormente discutidas entre os integrantes do projeto. A análise dos resultados demonstrou principalmente que os graduandos puderam interagir melhor frente às diferentes propostas apresentadas pelos alunos, servindo como um aperfeiçoamento para a sua carreira profissional futura enquanto a docência e na relação aluno-professor. Os alunos puderam propor experimentos livres de seus interesses e curiosidades, e a linguagem, ao nível de abstração para o ensino fundamental, foi importante para os graduandos relacionar seus conhecimentos acadêmicos junto ao campo de trabalho.

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Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Lorena Alves Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando de Licenciatura em Química

Isadora Nascimento Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando de Licenciatura em Química

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; RODRIGUES, Lorena Alves; FERNANDES, Isadora Nascimento. FEIRA DE CIÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 120–132, 2023. DOI: 10.5965/2594641205022021120. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/20253. Acesso em: 22 dez. 2024.